eSocial - Erro no Evento S-1020 - O campo 'nrInsc', está com valor inválido

Autor do artigo: Pamela.sup.pack

Quando ocorre o erro


Esta mensagem de erro na validação pode ocorrer no retorno do evento S-1020 - (Tabela de Lotações Tributárias ) quando o número de inscrição do Departamento tomador está inválido.

Lembrando:

De acordo com o manual Leiautes eSocial v1.0, página 19, a tag nrInsc (número de inscrição) do evento S-1020 deve conter um número de CNPJCPF ou CNO válido.

Obs.: O eSocial não aceita o número do CEI nem CAEPF como número de inscrição para este.

Como efetuar o ajuste sendo CNPJ ou CPF


  1. Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento;
  2. Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento tomador;
    • Para verificar a qual departamento este erro se refere, verifique o departamento que o funcionário do evento S-1020 está alocado;
  3. Ao acessar o cadastro do departamento tomador, verifique se o mesmo é CNPJ ou CPF:
    • Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto, estando incorreto, ajuste e clique em Gravar.

    • Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado..
  4. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
  5. Clique no registro S-1020 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;

  6. Feito isso, será criado um novo registro S-1020 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.

Como efetuar o ajuste sendo CNO:


  1. Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento;
  2. Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento tomador;
    • Para verificar a qual departamento este erro se refere, verifique o departamento que o funcionário do evento S-1020 está alocado;
  3. Ao acessar o cadastro do departamento tomador, verifique se o mesmo é CNO:
    • Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em Gravar.
    • Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  4. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
  5. Clique no registro S-1020 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;

  6. Feito isso, será criado um novo registro S-1020 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.

Erro - O campo 'nrInsc', está com valor inválido no evento S-1020. Como resolver o erro o campo 'nrInsc', está com valor inválido no evento S-1020? Passo a passo para corrigir o erro ocampo 'nrInsc', está com valor inválido no evento S-1020? Erro no evento S-1020, como resolver?