eSocial - Erro no evento S-1020 - 702 - O FPAS não é compatível com a classificação tributária do Contribuinte

Autor do artigo: Pamela.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1020 quando o FPAS informado na lotação tributária não é incompatível com a Classificação Tributária que foi informada no evento S-1000.

Quando o eSocial realiza a conferência para validar o evento de lotação tributária (S-1020) um dos quesitos utilizados é a compatibilidade entre o FPAS e o código da Classificação Tributária. Quando o eSocial identifica que essas informações não estão compatíveis acontece o erro mencionado acima.

No portal do eSocial existe um arquivo que poderá ser baixado, onde explica na "Tabela 22 - Compatibilidade entre FPAS e Classificação Tributária" que explica essa compatibilidade. Esse material poderá lhe auxiliar em caso de dúvidas sobre a vinculação.

Como efetuar o ajuste quando o FPAS está errado


Para realizar a correção do erro é preciso verificar qual a Classificação Tributária que foi informada na cadastro da empresa e comparar com o FPAS que foi informado no cadastro da Lotação Tributária cadastrada para aquela empresa.

  1. Acesse o cadastro da empresa no sistema "Departamento Pessoal", em "Empresa - Empresa";
  2. Na aba "Geral" verifique qual a Classificação Tributária que foi cadastrada para a empresa;
  3. Acesse a aba "Empresa - Lotação Tributária";
  4. Informe a Empresa e selecione a Lotação com erro;
  5. Clique em "Editar", será aberta a tela de cadastro;
  6. Ajuste o FPAS e clique em "Gravar";

    • Será preciso verificar se essa lotação não está sendo utilizada corretamente em outro cadastro. Caso esteja sendo usado o ideal é que seja criado uma nova lotação para vincular a empresa.
  7. Após ajustar e gravar, o sistema mostrará mensagem que foram alterados campos que são levados ao eSocial. Para fazer o reenvio marque a opção "Alterar conteúdo atual" e clique em "Enviar";
  8. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-1070 que será enviado com a correção realizada.

Como efetuar o ajuste quando a Classificação Tributária está errada


Para realizar a correção do erro é preciso verificar qual a Classificação Tributária que foi informada na cadastro da empresa e comparar com o FPAS que foi informado no cadastro da Lotação Tributária cadastrada para aquela empresa.

  1. Acesse o cadastro da Lotação tributária, em "Empresa - Lotação tributária";
  2. Informe a empresa, selecione a lotação e clique em "Editar";
  3. Verifique qual o FPAS cadastrado;
  4. Acesse o cadastro da empresa em "Empresa Empresa";
  5. Verifique no campo "Class.Tributária" o que está informado;
  6. Realize o ajuste da Classificação e clique em "Gravar";
  7. Após ajustar e gravar, o sistema mostrará a mensagem que foram alterados os campos que são levados ao eSocial. Para fazer o reenvio marque a opção "Alterar conteúdo atual" e clique em "Enviar";
  8. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-1070 que será enviado com a correção realizada.


Também pode acontecer do erro ocorrer, pois a data de validade do S-1020 (iniValid) está inferior a data de validade do S-1000 (iniValid). Para correção nestes casos, basta ajustar o grupo da empresa de acordo com a obrigatoriedade no eSocial, no cadastro da empresa - aba eSocial e reprocessar o S-1020.

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