eSocial - Erro no evento S-1020 - 411 - Assinante inválido

411 - Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.

Autor do artigo: Pamela.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1020 - (Tabela de Lotações Tributárias) quando é utilizado o Certificado Digital através de procuração, porém não foram realizadas as permissões para o eSocial.

Como efetuar o ajuste


  1. Para realizar as permissões referente ao eSocial, acesse o site clicando aqui;
  2. Ao abrir a página, clique em Procedimento no E-CAC para definição dos perfis para procuração;
  3. Será apresentado o passo a passo para realização das permissões necessárias para que consiga fazer o eSocial através de procuração;
  4. Após realizar as permissões necessárias retorne ao sistema Departamento Pessoal - Central  eSocial;
  5. Na aba Central eSocial será necessário que reenvie o evento S-1020.


Em alguns casos o portal do eSocial demora para reconhecer essa configuração, desta forma, caso ainda retorne com esse erro mesmo após habilitar o envio, sugerimos que efetue novo teste no dia seguinte.

Caso não fique resolvido mesmo após habilitar o envio através do portal do eCAC, é necessário efetuar contato com a Receita Federal, clique aqui. Basta preencher o formulário de contato e aguardar o retorno da Receita Federal que será realizado via e-mail.

Erro 411 - Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa no evento S-1020. Erro 411. Como corrigir o erro Assinante inválido? Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa