Autor: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
A mensagem de erro na validação do evento S-1020 - (Tabela de Lotações Tributárias) ocorre quando o Número de Inscrição cadastrado para o departamento tomador ou para a empresa não é compatível com o Tipo de Lotação Tributária selecionada.
No portal do eSocial há o manual Leiautes do eSocial v2.5 - Anexo I - Tabelas, onde explica na Tabela 10 - (Tipos de Lotação Tributária) essa compatibilidade. Esse material poderá lhe auxiliar em caso de dúvidas sobre a vinculação. Clique aqui para baixar o material (o arquivo vem compactado em uma pasta, basta descompactar para usa-lo).
Como efetuar o ajuste
Verifique que na coluna Descrição da aba Central eSocial, sub-aba Andamento dos Envios está informando qual estabelecimento (se empresa matriz, filial ou departamento tomador) que esse S-1020 com o erro 389 está se referindo.
Após verificar no manual do eSocial a compatibilidade entre o Tipo de Lotação e o Número de Inscrição e também verificar a qual estabelecimento o S-1020 se refere, Siga os passos abaixo:
Lembrando! Caso este erro esteja ocorrendo em uma empresa, temos que verificar somente o Tipo de Lotação cadastrado nesta.
S-1020 referente ao Departamento Tomador
Tipo de lotação incorreta
Acesse o cadastro do departamento, aba Dados e no agrupamento GPS, campo Lotação verifique o código desta lotação tributária;
- Clique na Lupa deste campo e confira se a coluna Tipo lotação está incorreta para a lotação selecionada e feche o cadastro do departamento;
- Agora para ajustar a lotação, acesse o ícone de cadastro Lotação Tributária da aba Empresa, informe a empresa deste departamento e clique em Novo;
Para alterar o Tipo de lotação é necessário criar um novo cadastro.
Então informe uma descrição para a Lotação, o Tipo de Lotação, FPAS e Cód. de Terceiros e grave este cadastro.
- A lotação tributária foi criada. Agora é preciso vincular a mesma ao departamento.
- Acesse o cadastro do departamento novamente, e vincule nesta a nova Lotação, clicando na Lupa e selecionando-a, então grave este cadastro;
Com isso, acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
Inscrição no departamento incorreta
- Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone de cadastro Departamento;
- Informe a empresa, selecione o departamento tomador e clique em Editar;
- No campo Lotação verifique qual o Tipo de Lotação tributária informada;
- Em seguida, verifique se o Número de Inscrição nos campos demonstrados ao lados estão preenchidos corretamente, realize o ajuste e grave;
- Com isso, acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
Será criado um novo evento com o ajuste necessário.
S-1020 referente à Empresa - Tipo de lotação incorreta
Acesse o cadastro da empresa, aba Geral e no campo Lotação verifique o código desta lotação tributária;
- Clique na Lupa deste campo e confira se a coluna Tipo lotação está incorreta para a lotação selecionada e feche o cadastro do departamento;
- Agora para ajustar a lotação, acesse o ícone de cadastro Lotação Tributária da aba Empresa, informe a empresa e clique em Novo;
Para alterar o Tipo de lotação é necessário criar um novo cadastro.
Então informe uma descrição para a Lotação, o Tipo de Lotação, FPAS e Cód. de Terceiros e grave este cadastro.
- A lotação tributária foi criada. Agora é preciso vincular a mesma à empresa.
- Acesse o cadastro da empresa novamente, e vincule nesta a nova Lotação, clicando na Lupa e selecionando a mesma, então grave este cadastro;
- Com isso, acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
Será criado um novo evento com o ajuste necessário.