eSocial - Erro no Evento S-1020 - 389 -Tipo de inscrição incompatível com o tipo de lotação.

Autor: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


A mensagem de erro na validação do evento S-1020 - (Tabela de Lotações Tributárias) ocorre quando o Número de Inscrição cadastrado para o departamento tomador ou para a empresa não é compatível com o Tipo de Lotação Tributária selecionada.

No portal do eSocial há o manual Leiautes do eSocial v2.5 - Anexo I - Tabelas, onde explica na Tabela 10 - (Tipos de Lotação Tributária) essa compatibilidade. Esse material poderá lhe auxiliar em caso de dúvidas sobre a vinculação. Clique aqui para baixar o material (o arquivo vem compactado em uma pasta, basta descompactar para usa-lo). (grande sorriso)

Como efetuar o ajuste


Verifique que na coluna Descrição da aba Central eSocial, sub-aba Andamento dos Envios está informando qual estabelecimento (se empresa matriz, filial ou departamento tomador) que esse S-1020 com o erro 389 está se referindo.

Após verificar no manual do eSocial a compatibilidade entre o Tipo de Lotação e o Número de Inscrição e também verificar a qual estabelecimento o S-1020 se refere, Siga os passos abaixo:

Lembrando! Caso este erro esteja ocorrendo em uma empresa, temos que verificar somente o Tipo de Lotação cadastrado nesta.


S-1020 referente ao Departamento Tomador


Tipo de lotação incorreta


  1. Acesse o cadastro do departamento, aba Dados e no agrupamento GPS, campo Lotação verifique o código desta lotação tributária;

  2. Clique na Lupa deste campo e confira se a coluna Tipo lotação está incorreta para a lotação selecionada e feche o cadastro do departamento;
  3. Agora para ajustar a lotação, acesse o ícone de cadastro Lotação Tributária da aba Empresa, informe a empresa deste departamento e clique em Novo;
    • Para alterar o Tipo de lotação é necessário criar um novo cadastro.

  4. Então informe uma descrição para a Lotação, o Tipo de Lotação, FPAS e Cód. de Terceiros e grave este cadastro.

    • A lotação tributária foi criada. Agora é preciso vincular a mesma ao departamento.
  5. Acesse o cadastro do departamento novamente, e vincule nesta a nova Lotação, clicando na Lupa e selecionando-a, então grave este cadastro;
  6. Com isso, acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;

Inscrição no departamento incorreta


  1. Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone de cadastro Departamento;
  2. Informe a empresa, selecione o departamento tomador e clique em Editar;
  3. No campo Lotação verifique qual o Tipo de Lotação tributária informada;
  4. Em seguida, verifique se o Número de Inscrição nos campos demonstrados ao lados estão preenchidos corretamente, realize o ajuste e grave;
  5. Com isso, acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
  6. Será criado um novo evento com o ajuste necessário.


S-1020 referente à Empresa - Tipo de lotação incorreta


  1. Acesse o cadastro da empresa, aba Geral e no campo Lotação verifique o código desta lotação tributária;

  2. Clique na Lupa deste campo e confira se a coluna Tipo lotação está incorreta para a lotação selecionada e feche o cadastro do departamento;
  3. Agora para ajustar a lotação, acesse o ícone de cadastro Lotação Tributária da aba Empresa, informe a empresa e clique em Novo;
    • Para alterar o Tipo de lotação é necessário criar um novo cadastro.

  4. Então informe uma descrição para a Lotação, o Tipo de Lotação, FPAS e Cód. de Terceiros e grave este cadastro.

    • A lotação tributária foi criada. Agora é preciso vincular a mesma à empresa.
  5. Acesse o cadastro da empresa novamente, e vincule nesta a nova Lotação, clicando na Lupa e selecionando a mesma, então grave este cadastro;
  6. Com isso, acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
  7. Será criado um novo evento com o ajuste necessário.