eSocial - Erro no evento S-1020 - 378 - O número de processo judicial informado não foi localizado no cadastro do empregador no período.

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1020 quando existe uma informação de processo administrativo, porém seu número está com quantidade de caracteres inválido ou incorreto.


A quantidade de caracteres de um processo varia de acordo com seu Tipo.

Processo judicial deve ter tamanho fixo de 20 algarismos, processo administrativo tamanho fixo de 17 algarismos e Número de Benefício tamanho fixo de 10 algarismos." 



Como efetuar o ajuste caso o processo esteja no cadastro da Empresa


  1. Acesse o cadastro da empresa na aba Empresa - Empresa
  2. Clique na aba Configurações - sub aba Informações Judiciais e Administrativas
  3. Localize o processo com erro e clique no botão de editar 
  4. Preencha o campo "número do processo"  com a informação correta
  5. Clique em Gravar para salvar a alteração.
  6. Clique novamente em Gravar.
  7. Acesse a Central eSocial, clique na aba "Andamento dos envios", localize o evento com o erro
  8. Após localizar o evento clique em "Detalhes-Reprocessar"

Como efetuar o ajuste caso o processo esteja no cadastro do Departamento


  1. Acesse o cadastro do departamento na aba Empresa - Departamento
  2. Selecione a empresa e abra o cadastro do departamento que tenha o processo
  3.  Na aba "Informações eSocial" acesse o campo "Informações de processos Judiciais/Administrativos"
  4. Selecione o processo e clique no ícone 
  5. Verifique o preenchimento do campo "Número do processo", ajuste e clique em "Gravar"
  6. Clique novamente em Gravar
  7. Acesse a Central eSocial, clique na aba "Andamento dos envios", localize o evento com o erro
  8. Após localizar o evento clique em "Detalhes-Reprocessar"

Como efetuar o ajuste caso o processo esteja no cadastro do Sindicato


  1. Acesse o cadastro do sindicato na aba Empresa - Sindicato
  2. Selecione o sindicato e clique em Editar
  3.  Acesse a aba "Informações Judiciais e Administrativas"
  4. Localize o processo com erro e clique no botão de editar 
  5. Preencha o campo "Número do processo" com a informação correta
  6. Clique em Gravar para salvar a alteração.
  7. Clique novamente em Gravar
  8. Acesse a Central eSocial, clique na aba "Andamento dos envios", localize o evento com o erro
  9. Após localizar o evento clique em "Detalhes-Reprocessar"

Como efetuar o ajuste caso o processo esteja no cadastro do Funcionário


  1. Acesse o cadastro do funcionário na aba Empresa - Funcionário
  2. Selecione a empresa e o funcionário
  3.  Acesse a aba Gestão - Processos Judiciais e Administrativos
  4. Localize o processo com erro e clique no botão de editar 
  5. Preencha o campo "Número do processo" com a informação correta
  6. Clique em Gravar para salvar a alteração.
  7. Clique novamente em Gravar
  8. Acesse a Central eSocial, clique na aba "Andamento dos envios", localize o evento com o erro
  9. Após localizar o evento clique em "Detalhes-Reprocessar"

Como efetuar o ajuste caso o processo esteja preenchido corretamente


Será necessário verificar se foi criado o S-1070 (Tabela de Processos Administrativos/Judiciais) respectivo ao processo em análise:

  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal;
  2. Em seguida acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  3. Verifique se há um S-1070 referente ao processo e verifique se o mesmo está processado ou processado com erros;

    Caso esteja processado com erros clique em "Detalhes - Como resolver" e resolva o mesmo.
    Se o mesmo não foi criado será necessário cadastrar o processo novamente para que o sistema crie o evento S-1070.
  4. Por fim, após verificar o S-1070 e o mesmo estiver processado, clique em Detalhes sobre o evento S-1020 com o erro 378 e clique em Reprocessar.