eSocial - Erro no evento S-1020 - 17 - O campo "Tipo de inscrição" está inválido

17 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtTabLotacao/v02_05_00:tpInsc' element is invalid - The value '21' is invalid according to its datatype 'Byte' - The Pattern constraint failed

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Este erro de validação acontece no retorno do Evento S-1020 (Tabela de Lotações Tributárias), por dois possíveis motivos:

  • Quando o tipo de Lotação Tributária está incompatível com o departamento.
  • Quando há conflito na informação do CNPJ/CPF com o CNO;

Para que o erro seja corrigido será necessário verificar se o departamento é tomador ou obra, e ajustar o tipo de lotação tributária e inserir as informações corretas no campo de número de inscrição deste, após reprocessar o evento S-1020. Para isso realize os procedimentos abaixo:

Quando o departamento é tomador é necessário cadastrar uma lotação correspondente ao mesmo e informar o CNPJ ou o CNO no seu cadastro. O erro acontece quando essas informações não estão coerentes. Por exemplo, o departamento é uma obra, mas está cadastrado com um tipo de lotação que não corresponde à mesma.

Como efetuar o ajuste quando o erro é no tipo da lotação tributária


  1. Acesse o cadastro do departamento, na aba Dados verifique o campo Lotação;
  2. Caso esteja incorreto, será preciso criar uma lotação com o Tipo de Lotação Tributária de acordo com o tipo de departamento.
  3. Para isso acesse a aba Empresa Lotação Tributária;
  4. Informe a Empresa e clique em Novo;
  5. Informe uma Descrição para a Lotação;
  6. Informe o Tipo de LotaçãoFPAS Cód de Terceiros e clique em Gravar;

    Caso tenha dúvidas sobre qual tipo de Lotação Tributária deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria ReceitaFederal. 
    O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.
  7.  Acesse o cadastro do departamento novamente, na aba Dados;
  8. E no campo Lotação e clique na Lupa;
  9. Selecione a lotação criada anteriormente e clique em Gravar;

  10. Ao vincular novamente a nova lotação irá mostrar uma tela questionando se deseja enviar as alterações para o eSocial; 
  11. Selecione a opção se deseja alterar a informação atual ou se será a partir de alguma data específica e clique em enviar. 

Com isso será criado um novo S-1020 com as informações de lotação corretas basta confirmar seu envio na central e excluir o evento com erro 


Como excluir o S-1020 com erro

  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos Envios;
  2. Selecione o evento S-1020 com o clique em Detalhes - Excluir;



Como efetuar o ajuste quando o erro é no CNPJ/CPF/CNO


Neste caso, se sua lotação tributária está correta, verifique se seu número de inscrição está corretamente informado de acordo com tipo lotação do departamento, verificar com sua consultoria o correto para seu departamento em questão .

No cadastro dos departamentos não poderá conter a informação do CNO e do CNPJ ao mesmo tempo


  1. Acesse o cadastro do departamento, na aba Dados verifique o campo CNPJ/CPF e CNO;
  2. Verifique se os campos terão as duas informações preenchidas, realize o preenchimento ou ajuste e clique em Gravar;

  3. Ao gravar o ajuste o sistema irá mostrar uma tela questionando se deseja enviar as alterações para o eSocial; 

  4. Selecione a opção se deseja alterar a informação atual ou se será a partir de alguma data específica e clique em enviar. 

    OBSERVE!

    Na central eSocial será criado um evento S- 1005 de alteração, aguarde o mesmo ser processado e siga o passo abaixo.

  5. Depois disto basta reenviar o S- 1020 na central eSocial 

  6. Localize o S-1020 , clique em "Detalhes - Reenviar "