eSocial - Erro no Evento S-1020 - 1111 - CNO/CEI informado não é identificador de Obra

Ação: Verifique o número informado. Se o mesmo se referir a Obra CNO, Obra CEI Pessoa Física ou Obra CEI Pessoa Jurídica, o 11o dígito deve ser igual a 5, 6 ou 7, respectivamente.

Localização: /eSocial/evtTabLotacao/infoLotacao/inclusao/dadosLotacao/nrInsc

Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação no evento S-1020 (Tabela de Lotações Tributárias) ocorre quando o eSocial identifica alguma divergência entre o CNO/CEI que foi informado no departamento e o Tipo de Lotação preenchido.

Para validar o S-1020 referente as obras da empresa o eSocial realiza a verificação entre os dados do CNO/CEI e os dados da Lotação Tributária que foi informada, quando esses dados estão com alguma divergência o eSocial indica qual o erro entre os dois. Nesse caso, o erro acontece quando o CNO/CEI não é compatível com CNO/CEI de uma obra constante das bases da Receita Federal ou quando o Tipo de Lotação está cadastrada de maneira errada gerando incompatibilidade. Para corrigir o erro é preciso identificar qual das informações está incorreta.

Como efetuar o ajuste quando o tipo de lotação está errado


  1. Para ajustar a Lotação Tributária acesse a aba Empresa > ícone Lotação Tributária e clique em "Novo"
  2. Informe a descrição da Lotação Tributária e clique em "Tipo Lotação";
  3. Selecione o Tipo de Lotação que este departamento se enquadra de acordo com a "Tabela 10 - Tipos de Lotação Tributária" do eSocial e clique em  "Selecionar";
  4. Preencha o FPAS, Cód. Terceiros e clique em "Gravar".


Agora que a lotação tributária para o departamento foi criada, iremos a seguir vincular no departamento:
  1. Para vincular a Lotação Tributária ao Departamento acesse a aba Empresa > Departamento;

  2. Selecione a empresa e o Departamento e clique em "Editar";

  3. Na aba Dados clique na Lupa no campo "Lotação";

  4. Selecione a lotação criada anteriormente e clique em "Selecionar";
  5. Após ajustar e gravar, acesse a Central eSocial, localize o evento S-1020 com o erro e clique em Detalhes > em seguida no ícone Reprocessar;

  6. Após reprocessar aguarde o evento retornar como Processado.

Como efetuar o ajuste quando o CNO/CEI está errado


  1. Acesse o cadastro do Departamento na aba Empresa > Departamento;
  2. Informe a Empresa, selecione o Departamento respectivo ao erro e clique em "Editar";
  3. Ajuste o CNO/CEI corretamente como o que consta nas bases da Receita Federal e clique em "Gravar";

    De acordo com o eSocial, caso o CNO/CEI se referir a Obra CNO, Obra CEI Pessoa Física ou Obra CEI Pessoa Jurídica, o 11° dígito deve ser igual a 5, 6 ou 7, respectivamente.

  4. Após ajustar e gravar, acesse a Central eSocial, localize o evento S-1020 com o erro e clique em Detalhes > em seguida no ícone Reprocessar;

  5. Após reprocessar aguarde o evento retornar como Processado.