Ação: Verifique o número informado. Se o mesmo se referir a Obra CNO, Obra CEI Pessoa Física ou Obra CEI Pessoa Jurídica, o 11o dígito deve ser igual a 5, 6 ou 7, respectivamente.
Localização: /eSocial/evtTabLotacao/infoLotacao/inclusao/dadosLotacao/nrInsc
Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação no evento S-1020 (Tabela de Lotações Tributárias) ocorre quando o eSocial identifica alguma divergência entre o CNO/CEI que foi informado no departamento e o Tipo de Lotação preenchido.
Para validar o S-1020 referente as obras da empresa o eSocial realiza a verificação entre os dados do CNO/CEI e os dados da Lotação Tributária que foi informada, quando esses dados estão com alguma divergência o eSocial indica qual o erro entre os dois. Nesse caso, o erro acontece quando o CNO/CEI não é compatível com CNO/CEI de uma obra constante das bases da Receita Federal ou quando o Tipo de Lotação está cadastrada de maneira errada gerando incompatibilidade. Para corrigir o erro é preciso identificar qual das informações está incorreta.
Como efetuar o ajuste quando o tipo de lotação está errado
- Para ajustar a Lotação Tributária acesse a aba Empresa > ícone Lotação Tributária e clique em "Novo"
- Informe a descrição da Lotação Tributária e clique em "Tipo Lotação";
- Selecione o Tipo de Lotação que este departamento se enquadra de acordo com a "Tabela 10 - Tipos de Lotação Tributária" do eSocial e clique em "Selecionar";
Preencha o FPAS, Cód. Terceiros e clique em "Gravar".
Para vincular a Lotação Tributária ao Departamento acesse a aba Empresa > Departamento;
Selecione a empresa e o Departamento e clique em "Editar";
Na aba Dados clique na Lupa no campo "Lotação";
- Selecione a lotação criada anteriormente e clique em "Selecionar";
Após ajustar e gravar, acesse a Central eSocial, localize o evento S-1020 com o erro e clique em Detalhes > em seguida no ícone Reprocessar;
Após reprocessar aguarde o evento retornar como Processado.
Como efetuar o ajuste quando o CNO/CEI está errado
- Acesse o cadastro do Departamento na aba Empresa > Departamento;
- Informe a Empresa, selecione o Departamento respectivo ao erro e clique em "Editar";
Ajuste o CNO/CEI corretamente como o que consta nas bases da Receita Federal e clique em "Gravar";
De acordo com o eSocial, caso o CNO/CEI se referir a Obra CNO, Obra CEI Pessoa Física ou Obra CEI Pessoa Jurídica, o 11° dígito deve ser igual a 5, 6 ou 7, respectivamente.
Após ajustar e gravar, acesse a Central eSocial, localize o evento S-1020 com o erro e clique em Detalhes > em seguida no ícone Reprocessar;
Após reprocessar aguarde o evento retornar como Processado.