eSocial - Erro no evento S-1020 - 105 - O evento a ser excluído/retificado (alterado) não foi localizado na base de dados do eSocial

105 - O evento a ser excluído/retificado (alterado) não foi localizado na base de dados do eSocial.Ação:Verificar se o número do recibo informado no evento, corresponde ao mesmo número de recibo do evento original. Preencher com o número do recibo do arquivo a ser retificado

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Ocorre quando esta sendo enviado um novo evento S-1020 - (Tabela de Lotações Tributárias ) para alteração e o eSocial não encontrou o evento original que foi enviado antes da alteração. Sendo assim, considera como se o evento não existisse na sua base dentro do site.

No eSocial, para eventos de tabelas não é possível utilizar o procedimento de retificação, utilizado em outros eventos onde é citado o número do recibo do evento original. Para mudança em qualquer atributo de determinado evento referente a tabela, durante o período de sua vigência, deve ser enviado o evento de tabela novamente, com o grupo Alteração preenchido (informação contida no XML do evento), preenchido com os novos atributos corretos. Com isso, quando alguma informação de um evento referente a tabela é editada e o evento enviado novamente ao eSocial, é criado um novo registro e enviado novamente, porém o eSocial não reconhece o evento original para poder realizar a edição ocasionando o erro acima.

eSocial Web 01.png

Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste é necessário verificar se o registro S-1020 que consta processado no sistema a ser alterado possui o mesmo Numero de Recibo e ID do evento que consta eSocial. Caso seja o mesmo reprocesse o evento.

Para consultar o número de recibo no eSocial basta acessar o site e tendo em mãos o certificado digital e CNPJ da matriz. Entrará na tela do módulo de consulta > Clique em Empregador > Tabelas > Lotações > Ao final da tela constará o número de recibo do evento.
  1. Para isso, acesse o site do eSocial clicando aqui, e entre no cadastro deste departamento;
  2. Após acesse no sistema WDP a Central eSocial - Andamento dos envios;
  3. Selecione o evento de alteração que está com o erro 105, e clique em Detalhes;
  4. Compare o Numero de Recibo e ID deste evento com os dados contidos no site;

  5. Após verificar e confirmar que o número de recibo é igual, acesse a Central eSocial, selecione o evento S-1020 de alteração com o erro 105 clicando em Detalhes - Reprocessar;
  6. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Caso a empresa esteja em ambiente teste será necessário Remover a empresa e enviar novamente.