O erro de validação no Evento S-1020 - 1 - Campo de preenchimento obrigatório: estabelecimento/obra ocorre quando o CNPJ cadastrado para o departamento não é compatível com a lotação tributária selecionada.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Na coluna "Descrição" está informado qual departamento está com o erro.
Para realizar a validação das informações dos departamentos/obras, o eSocial compara os campos de CNPJ, CEI e CNO com Lotação tributária, sendo assim, é preciso que a inscrição do estabelecimento esteja compatível com a informação preenchida para a lotação tributária do departamento.
O tipo de lotação do 02 - Obra de Construção Civil (Empreitada Parcial ou Sub-empreitada) - é compatível apenas com CEI ou CNO.
Como efetuar o ajuste quando o erro é na lotação
- Acesse o cadastro do departamento no sistema "Departamento Pessoal", na aba "Empresa", opção "Departamento";
- No campo "Lotação" verifique que a lotação tributária não é compatível com a inscrição;
(Para corrigir a situação, será preciso criar uma Lotação Tributária.) - Acesse o cadastro de Lotação, na aba "Empresa - Lotação Tributária";
- Informe a empresa e clique em "Novo";
- Informe uma Descrição para a Lotação;
- Informe o Tipo de Lotação, FPAS e Cód de Terceiros e clique em "Gravar";
(A lotação tributária foi criada. Agora é preciso vincular a mesma ao departamento.) - Acesse o cadastro do Departamento em "Empresa - Departamento";
- Na aba "Dados", no campo "Lotação" clique na Lupa;
- Selecione a lotação criada anteriormente e clique em "Gravar";
- Feito isso, retorne a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Clique sobre o registro S-1020 com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Após reprocessar, será criado um novo registro e enviado ao eSocial
No portal do eSocial existe o Manual que poderá ser baixado, onde explica na "Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros" que Código Terceiro será compatível com cada FPAS.
Para fazer o download do manual clique aqui (necessário descompactar o arquivo).
Como efetuar o ajuste quando o erro é no tipo de inscrição
- Acesse o cadastro do departamento no sistema "Departamento Pessoal", na aba "Empresa", opção "Departamento";
- Verifique se o campo CNPJ/CPF está preenchido;
- Realize o ajuste para CEI/CNO de acordo com o tipo de inscrição do departamento e clique em "Gravar";
- Feito isso, retorne a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Clique sobre o registro S-1020 com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Após reprocessar, será criado um novo registro e enviado ao eSocial.