eSocial - Erro no Evento S-1020 - 1 - Campo de preenchimento obrigatório: Estabelecimento/Obra

O erro de validação no Evento S-1020 - 1 - Campo de preenchimento obrigatório: estabelecimento/obra ocorre quando o CNPJ cadastrado para o departamento não é compatível com a lotação tributária selecionada.

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Na coluna "Descrição" está informado qual departamento está com o erro.

Para realizar a validação das informações dos departamentos/obras, o eSocial compara os campos de CNPJCEI CNO com Lotação tributária, sendo assim, é preciso que a inscrição do estabelecimento esteja compatível com a informação preenchida para a lotação tributária do departamento.

O tipo de lotação do 02 - Obra de Construção Civil (Empreitada Parcial ou Sub-empreitada) - é compatível apenas com CEI ou CNO.

Como efetuar o ajuste quando o erro é na lotação


  1. Acesse o cadastro do departamento no sistema "Departamento Pessoal", na aba "Empresa", opção "Departamento";
  2. No campo "Lotação" verifique que a lotação tributária não é compatível com a inscrição;
    (Para corrigir a situação, será preciso criar uma Lotação Tributária.)
  3. Acesse o cadastro de Lotação, na aba "Empresa Lotação Tributária";
  4. Informe a empresa e clique em "Novo";
  5. Informe uma Descrição para a Lotação;
  6. Informe o Tipo de LotaçãoFPAS Cód de Terceiros e clique em "Gravar";
    (A lotação tributária foi criada. Agora é preciso vincular a mesma ao departamento.)
  7. Acesse o cadastro do Departamento em "Empresa Departamento";
  8. Na aba "Dados", no campo "Lotação" clique na Lupa;
  9. Selecione a lotação criada anteriormente e clique em "Gravar";
  10. Feito isso, retorne a Central eSocial - Andamento dos envios;
  11. Clique sobre o registro S-1020 com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;
  12. Após reprocessar, será criado um novo registro e enviado ao eSocial

No portal do eSocial existe o Manual que poderá ser baixado, onde explica na  "Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros" que Código Terceiro será compatível com cada FPAS.
Para fazer o download do manual clique aqui (necessário descompactar o arquivo).


Como efetuar o ajuste quando o erro é no tipo de inscrição


  1. Acesse o cadastro do departamento no sistema "Departamento Pessoal", na aba "Empresa", opção "Departamento";
  2. Verifique se o campo CNPJ/CPF está preenchido;
  3. Realize o ajuste para CEI/CNO de acordo com o tipo de inscrição do departamento e clique em "Gravar";
  4. Feito isso, retorne a Central eSocial - Andamento dos envios;
  5. Clique sobre o registro S-1020 com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;
  6. Após reprocessar, será criado um novo registro e enviado ao eSocial.
Para saber mais sobre a função de cada opção basta clicar em "Saiba mais".