eSocial - Erro no evento S-1010 - 609 - Código inválido

609 - Código inválido. Localização: /eSocial/envioLoteEventos/eventos/evento[]/@Id

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando Ocorre o Erro


Essa mensagem de erro na validação do evento S-1010 - (Tabela de Rubricas),  pode ocorrer quando o mesmo já foi enviado ao eSocial.








Como efetuar o ajuste


Para ajustar a mensagem precisamos verificar se há um evento já  no sistema com as mesmas informações do evento S-1010 com o erro.

  1. Para isso acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Digite no campo de pesquisa somente o nome desta rubrica que está com a mensagem de erro, e na coluna Evento, selecione somente o evento S-1010;
  3. Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados;
  4. Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento;
  5. Confira se aparecerá um ou dois eventos, para este contribuinte:
    • Um evento S-1010 processado, e outro evento S-1010 com o erro
    • Ou ainda se aparecerá apenas o evento com o erro.

Ajuste caso tenha apenas um evento com a mensagem de erro


Antes de efetuar o ajuste precisamos acessar o site do eSocial e conferir as informações de cadastro desta rubrica, para comparar com o XML do evento que está retornando do eSocial com o erro.

É importante lembrar:

É necessário realizar a conferência TOTAL do cadastro desta rubrica no eSocial e comparar com TODOS OS DADOS do XML deste evento no sistema WDP.
  1. Para isso, acesse o site do eSocial clicando aqui, e entre no cadastro desta rubrica;
  2. Após acesse no sistema WDP a Central eSocial - Andamento dos envios;
  3. Selecione o evento com o erro, e clique em Detalhes;
  4. Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
  5. Após a conferência, não se esqueça de copiar o número de recibo deste registro;

  6. Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações.
  7. Porém, caso os dados estejam iguais, no campo Número do recibo, clique no ícone ;
  8. Após informar o número salvo anteriormente clique no ícone ;
  9. Com isso o evento S-1010 ficará automaticamente processado.

Ajuste caso tenha dois eventos


Antes de efetuar o ajuste precisamos acessar o site do eSocial e conferir as informações de cadastro desta rubrica, para comparar com o XML do evento que está processado referente à estas informações.

É importante lembrar:

É necessário realizar a conferência TOTAL do cadastro desta rubrica no eSocial e comparar com TODOS OS DADOS do XML deste evento no sistema WDP.
  1. Para isso, acesse o site do eSocial clicando aqui, e entre no cadastro desta rubrica;
  2. Após acesse no sistema WDP a Central eSocial - Andamento dos envios;
  3. Selecione o evento processado referente a este cadastro, e clique em Detalhes;
  4. Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
  5. Após a conferência, não se esqueça de copiar o número de recibo deste registro;

  6. Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações.
  7. Porém, caso os dados estejam iguais,  selecione o evento com o erro, e clique em Detalhes - Excluir;
  8. Com isso, clique em Filtrar na Central eSocial - Andamento dos envios;
  9. Após o evento processado primeiro com a mesma informação voltará a aparecer no Andamento dos envios.
  10. Então, selecione o evento processado, e clique em Detalhes;
  11. Verifique no campo Número do recibo, se este está com o recibo corretamente conforme o verificado no site;
  12. Caso este esteja em branco, clique no ícone ;
  13. Informe o recibo salvo no site e clique no ícone ;
  14. Com isso o evento S-1010 ficará processado com o número de recibo corretamente.