Rubrica de código 'xxxxxxx' e Identificador de tabela 'xxxxxxxx' não existe no cadastro do empregador para o período 'xxxx-xx'
Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando Ocorre o Erro
Essa mensagem de erro na validação, ocorre no retorno dos eventos de remunerações quando o eSocial recebe informações de verbas, por exemplo de férias ou rescisão, porém não recebeu o evento S-1010 referente ao cadastro de determinada Rubrica.
Temos três formas de ajuste para este erro, caso a rubrica esteja processada com erro, não tenha sido enviada, ou está processada com uma data posterior ao processamento em questão. Se a rubrica esteja processada com erro siga o seguinte passo:
Caso a rubrica esteja processada com erro
- Na Central eSocial localize o evento S-1010 da Rubrica que o funcionário possuí e que não foi enviada ao eSocial;
- Clique em Detalhes, e verifique e ajuste o erro desta;
- Ao lado do erro temos o ícone Como Resolver, este te direcionará à dica que te ajudará com o erro.
- Depois de ajustar, clique em Reprocessar;
- Após este evento S-1010 retornar como Processado;
- Retorne ao evento que apresentou o erro 269 - Rubrica não existe no cadastro do empregador, clique em Detalhes - Reprocessar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial;
- Porém caso a rubrica não tenha sido enviada, siga os passos abaixo:
Caso a rubrica não tenha sido enviada
Para realizar o envio desta rubrica basta gerar uma carga inicial complementar;
Para isso acesse a aba eSocial - Clique em Eventos Iniciais;
- Em Faseamento selecione a opção Primeira fase de acordo com o evento que deseja criar;
- Informe a Empresa e clique em Avançar e após Concluir;
- Após este evento S-1010 retornar como Processado;
- Retorne ao evento que apresentou o erro 269 - Rubrica não existe no cadastro do empregador, clique em Detalhes - Reprocessar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial;
Caso a rubrica tenha sido enviada com uma data posterior ao processamento
Na Central eSocial localize o evento S-1010 da Rubrica que o funcionário possuí;
Verifique a referencia da mesma, caso esteja posterior ao processo faça o passo abaixo;
Acesse a aba Folha, Eventos (rubricas), opção Cadastro;
Selecione o evento desejado e clique em Editar;
- Selecione Mudar configurações do evento e clique em Avançar;
- Dê um espaço no nome da rubrica e clique em Gravar;
- Após ajustar e gravar, com a opção Enviar para o eSocial MARCADA o sistema mostrará a mensagem que foram alterados os campos que são levados ao eSocial. Para fazer o reenvio marque a opção Alterar a partir de: e informe o mês do processamento que deve ser enviado para o funcionário, clique em Enviar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-1010 que será enviado com a correção realizada;
- Após este evento S-1010 retornar como Processado;
- Retorne ao evento que apresentou o erro 269 - Rubrica não existe no cadastro do empregador, clique em Detalhes - Reprocessar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.