eSocial - Erro no evento S-1010 - 105 - O evento a ser excluído/retificado (alterado) não foi localizado na base de dados do eSocial.

105 - O evento a ser excluído/retificado (alterado) não foi localizado na base de dados do eSocial.Ação:Verificar se o número do recibo informado no evento, corresponde ao mesmo número de recibo do evento original. Preencher com o número do recibo do arquivo a ser retificado

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Ocorre quando esta sendo enviado um novo registro S-1010 para alteração e o eSocial não encontrou o evento original que foi enviado antes da alteração. Sendo assim, considera como se o evento não existisse na sua base dentro do site.

No eSocial, para eventos de tabelas não é possível utilizar o procedimento de retificação, utilizado em outros eventos onde é citado o número do recibo do evento original. Para mudança em qualquer conteúdo de determinado evento referente a tabela, durante o período de sua vigência, deve ser enviado o evento de tabela novamente, com o grupo Alteração preenchido (informação contida no XML do evento) com os novos dados.

eSocial Web 01.png




Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste é necessário verificar se o registro S-1010 que consta processado no sistema a ser alterado possui o mesmo Numero de Recibo e ID do evento que consta eSocial. Caso seja o mesmo reprocesse o evento.

Para consultar o número de recibo no site basta acessar o site do eSocial; 

 Ter em mãos o certificado digital e CNPJ da matriz;  Ele vai entrar na tela do módulo de consulta;

Clique em Empregador; ao final da tela constará o número de recibo do evento.


Para consultar o número de recibo no sistema basta acessar a Central eSocial no sistema WDP;

Localize o evento S-1010 que consta como processado e clique em detalhes que será apresentado o número de recibo e ID do evento. 

  1. Após verificar o número de recibo acesse a "Central eSocial", selecione o evento "S-1010" clicando em "Detalhes"
  2. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";
  3. Na aba "Central eSocial" será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Caso a empresa esteja em ambiente teste será necessário Remover a empresa e enviar novamente.