eSocial - Erro no evento S-1005 - O número de inscrição está com valor inválido

O número de inscrição está com valor inválido. Se for pessoa jurídica, verifique em Alterdata Pack - Cadastro - Empresas - Aba Básico - Campo CNPJ/CPF. Se for pessoa física, verifique em Empresa - Empresa - Aba Geral - Campo CAEPF. Se for obra própria, verifique em Empresa - Departamento - Aba Dados - Campo CNO

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na estrutura ocorre no evento S-1005  quando a informação de número de inscrição está em branco ou é inválido.

Na coluna  Descrição do Andamento dos envios estará informado qual Empresa ou Departamento está com o erro.


Como efetuar o ajuste - Empresa Pessoa Jurídica


Se o S-1005 da empresa estiver com o erro siga os passos abaixo:

  1. Acesse o sistema WPHD (Alterdata Pack) - aba Cadastro - ícone Empresa
  2. Selecione a empresa e clique em Editar, na aba Básico verifique o CNPJ informado.

  3. Em seguida acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;

Como efetuar o ajuste - Empresa Pessoa Física


Se o S-1005 que estiver com erro for de uma pessoa física, siga os passos abaixo:

  1. No WDP (Departamento Pessoal), acesse o cadastro da empresa - aba Geral
  2. Verifique e ajuste o campo CAEPF e também o Tipo deste, após grave
  3. Com isso, acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;

Como efetuar o ajuste - Departamento


Se o S-1005 que estiver com erro for de um Departamento Tomador, siga os passos abaixo:

  1. No WDP (Departamento Pessoal), acesse o cadastro do departamento - aba Dados;
  2. Verifique e marque a opção Tomador / Obra / Construção Civil;
    • Esse é o campo responsável em definir o departamento como tomador no sistema. Por esse motivo para gerar a SEFIP com as informações do tomador, será necessário que marque a opção GFIP.
  3. Verifique qual tipo de inscrição o departamento utiliza (CNPJ/CPF, CNO e ou CAEPF) e efetue o ajuste conforme o tipo de inscrição a ser utilizada

  4. Em seguida acesse a aba Central eSocial - Andamento dos envios, clique sobre evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;