eSocial - Erro no evento S-1005 - O campo Número, deve ter o tamanho '20'

O campo Número, deve ter o tamanho '20'. Verifique em Empresa – Empresa – Aba Configurações – Sub-aba Informações Judiciais e Administrativas – Campo Número do Processo. Caso seja um departamento tomador verifique em Empresa - Departamento- Aba Informações Adicionais - Agrupamento Informações de Processos Judiciais/Administrativos Alíquota RAT ou alíquota FAP – Campo Número do Processo.

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na estrutura ocorre no retorno do evento S-1005 - (Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos ) quando a empresa está cadastrada com um processo judicial ou administrativo, porém os dados do processo não estão cadastrados.

Esta mensagem pode ocorrer no cadastro da empresa ou no cadastro do departamento. Com isso teremos que verificar os dois cadastros para o ajuste.

Como efetuar o ajuste - Cadastro da empresa


  1. Acesse no cadastro da empresa a aba Configurações - sub aba Informações Judiciais / Administrativas;
  2. Clique em Editar, e insira o número correto do processo;
    • Caso os demais campos também estiverem faltando informações, preencha estes e após Grave.
  3. Após ajustar e gravar,  acesse a Central eSocial - aba Andamento dos envios;
  4. Clique em Detalhes no evento S-1005 que está apresentando o erro, após clique em Reprocessar;
  5. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-1005 que será enviado com a correção realizada.

Como efetuar o ajuste - Cadastro do departamento


  1. Acesse a aba Empresa - Ícone Departamento e clique em Editar no departamento indicado no evento S-1005;
  2. Após acesse a aba Informações eSocial - campo Informações de Processos Judiciais / Administrativos;
  3. No campo Alíquota RAT e/ou Alíquota FAP, clique no ícone + e insira o número correto do processo;
    • Caso os demais campos também estiverem faltando informações, preencha estes e após Grave.
  4. Após ajustar e gravar,  acesse a Central eSocial - aba Andamento dos envios;
  5. Clique em Detalhes no evento S-1005 que está apresentando o erro, após clique em Reprocessar;
  6. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-1005 que será enviado com a correção realizada.