eSocial - Erro no Evento S-1005: O campo CNPJ/CPF está em branco ou com numeração inválida

O campo tpInsc não foi preenchido.

Autor do artigo: LariMendes.sup.pack

Quando Ocorre o Erro


Essa mensagem de erro de estrutura ocorre no Evento S-1005 quando há conflito na informação do CNPJ/CPF com o CNO e/ou quando o tipo de Lotação Tributária está incompatível com o departamento.

Quando o departamento é tomador é necessário cadastrar uma lotação correspondente ao mesmo e informar o CNPJ ou o CNO no seu cadastro. O erro acontece quando essas informações não estão coerentes. Por exemplo, o departamento é uma obra própria da empresa mas está cadastrado com um tipo de lotação que não corresponde a obra própria.

Como efetuar o ajuste quando o erro é no tipo da lotação tributária


  1. Acesse o cadastro do Departamento, na aba "Dados" verifique o campo "Lotação";
    • Para realizar o ajuste será preciso criar uma lotação com o tipo de Lotação Tributária correto.
  2. Acesse a aba "Empresa Lotação Tributária";
  3. Informe a Empresa e clique em "Novo";
  4. Informe uma Descrição para a Lotação;
  5. Informe o Tipo de LotaçãoFPAS Cód de TerCNOros e clique em "Gravar";
    1. A lotação foi criada. Agora é preciso vincular a mesma à empresa.

  6.  Acesse o cadastro da Empresa em "Empresa - Empresa";
  7. Na aba "Geral" verifique o campo "Lotação" e clique na Lupa;
  8. Selecione a lotação criada anteriormente e clique em "Gravar";
  9. Na aba "Central eSocial" será apresentado um evento S-1005 que será enviado com a correção realizada.

    Existem situações onde é criado o evento S-1005 para departamentos tomadores devido a lotação tributária estar incorreta. Caso tenha sido criado o S-1005 para um departamento tomador que NÃO é obra própria da empresa este poderá ser excluído, contudo é preciso verificar se realmente o departamento não teria que ser criado no S-1005 e sim no S-1020. Em caso de dúvidas referente a criação correta do evento verifique com o suporte do eSocial ou com a consultoria contábil de sua empresa.

Como efetuar o ajuste quando o erro é no CNPJ/CPF/CNO


  1. Acesse o cadastro do Departamento, na aba "Dados" verifique o campo "CNPJ/CPF" e "CNO";
  2. Verifique se os campos terão as duas informações preenchidas, realize o preenchimento ou ajuste e clique em "Gravar";

    No cadastro dos departamentos não poderá conter a informação do CNO e do CNPJ ao mesmo tempo. Para o correto preenchimento caso o departamento seja CNO deverá ser informado o CPF do responsável pelo CNO para que não ocorra erro no "Meu gerente" e no eSocial.

  3. Na aba "Central eSocial" no evento com erro clique em Detalhes - Reprocessar, após será apresentado um evento S-1005 que será enviado com a correção realizada.