eSocial - Erro no evento S-1005 - O campo CNAE, está com valor inválido

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


 Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1005 quando a informação de CNAE não está de acordo com a listagem de CNAEs aceitos pelo eSocial. 

Segundo o Manual do eSocial (versão a partir 2.4.01), as empresas com obrigação de envio anterior à Janeiro de 2019 para realizar o preenchimento do CNAE, deverá ser utilizado como orientação o Anexo V do Regulamento da Previdência Social (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htm).


Caso tenha dúvidas sobre qual CNAE deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal. 
O suporte Alterdata não orienta qual CNAE deverá ser utilizado pela empresa.

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal;
  2. Acesse a aba Empresa - Empresa, selecione a mesma e clique em Editar;
  3. Aba Geral e preencha o campo CNAE;
  4. Clique em Gravar;
  5. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios e clique em Detalhes - Reprocessar;
  6. Aguarde o evento retornar como processado.