105 - O evento a ser excluído/retificado (alterado) não foi localizado na base de dados do eSocial. Ação Sugerida: Verificar se o número do recibo informado no evento, corresponde ao mesmo número de recibo do evento original. Preencher com o número do recibo do arquivo a ser retificado
Autor do artigo: AnaRezende.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação do evento S-1005 - (Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos) ocorre quando é enviada uma alteração deste ao eSocial, e não foi localizado no site o evento original que foi enviado antes desta alteração. Sendo assim, o site considera como se o evento não existisse na sua base.
No eSocial, para eventos de tabelas (primeira fase) não é possível utilizar o procedimento de retificação. Para mudança em qualquer atributo de determinado evento referente às tabelas, deve ser enviado o evento de tabela novamente, com o grupo Alteração preenchido com os novos atributos corretos. Com isso, quando alguma informação de um evento referente a tabela é editada, é criado um novo registro e enviado novamente.
Porém neste caso o eSocial não reconhece o evento original para poder realizar a edição ocasionando o erro acima.
Como efetuar o ajuste
Para realizar o ajuste é necessário verificar se o registro S-1005 que consta processado no sistema a ser alterado possui o mesmo Numero de Recibo e ID do evento que consta eSocial. Caso seja o mesmo, reprocesse o evento de alteração que está com o erro 105.
Consultando no eSocial
- Para consultar o número de recibo no eSocial basta acessar o site clicando aqui;
- Lembre-se de ter em mãos o certificado digital e CNPJ da matriz;
- Entre na tela do módulo de consulta - aba Empregador;
- Após selecione a aba Tabelas - Estabelecimentos - Consulte o estabelecimento em questão;
- Ao final da tela de cadastro desse constará o Número de recibo e ID do evento guarde estes números.
Consultando no sistema DP
- Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Selecione o evento S-1005 de Inclusão (evento enviado primeiro que está processado no sistema), e clique em Detalhes;
Compare o Número de Recibo e ID deste evento com os dados contidos no site;
- Após verificar e confirmar que o número de recibo é igual, acesse a Central eSocial;
- Selecione o evento S-1005 de Alteração com o erro 105 clicando em Detalhes - Reprocessar;
Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Lembrando:
Caso a empresa esteja em ambiente teste será necessário Remover a empresa e enviar novamente.