eSocial - Erro no evento S-1000 - 411 - Assinante inválido

411 - Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1000 quando é utilizado o Certificado Digital através de procuração, porém não foram realizadas as permissões para o eSocial.








                      Para ampliar as imagens contidas na dica, basta clicar sobre os mesmos.

Como efetuar o ajuste


  1. Para realizar as permissões referente ao eSocial, acesse o site:  https://www.gov.br/esocial/pt-br/acesso-ao-sistema/orientacoes-assinatura-digital-e-procuracao-eletronica
  2. Ao abrir a página, clique em: "Procedimento no E-CAC para definição dos perfis para procuração".
  3. Será apresentado o passo a passo para realização das permissões necessárias para que consiga fazer o eSocial através de procuração.
  4. Após realizar as permissões necessárias retorne ao sistema Departamento Pessoal - Central  eSocial.
  5. Na aba Central eSocial será necessário que reenvie o evento S-1000.

    Em alguns casos (no ambiente de teste) o portal do eSocial demora para reconhecer essa configuração, desta forma, caso ainda retorne com esse erro mesmo após habilitar o envio, sugerimos que efetue novo teste no dia seguinte.

    Caso não fique resolvido mesmo após habilitar o envio através do portal do eCAC, é necessário efetuar contato com a Receita Federal através do link: https://www.gov.br/esocial/pt-br/canais_atendimento/formularios/empresas/Certificados-procuracoes

    Basta preencher o formulário de contato e aguardar o retorno da RECEITA FEDERAL que será realizado via email.