eSocial - Erro no evento S-1000 - 1660 - Este evento não é permitido para declarante CNPJ com natureza jurídica igual a [119-8, 131-7, 132-5, 133-3, 212-7, 221-6, 228-3, 303-4, 310-7, 321-2, 323-9, 324-7, 329-8, 402-2, 408-1, 409-0, 411-1, 412-0]

Como ocorre o erro?


O erro ocorre no evento S-1000 pois no sistema WPHD está preenchido com CNPJ e no sistema WDP está com o CAEPF. Visto que CAEPF é necessário somente se a empresa for CPF (Pessoa Física) e com a natureza jurídica igual a [119-8, 131-7, 132-5, 133-3, 212-7, 221-6, 228-3, 303-4, 310-7, 321-2, 323-9, 324-7, 329-8, 402-2, 408-1, 409-0, 411-1, 412-0], não deverá ser preenchido CAEPF no sistema WDP para empresa de Pessoa Jurídica, somente para Pessoa Física.



Como corrigir o erro caso a empresa seja Pessoa Jurídica

1º Passo - WPHD:


Primeiro verifique se a empresa é Pessoa Jurídica com CNPJ:

  1. Acesse WPHD - aba Cadastro - Empresas;
  2. Selecione a empresa;
  3. Verifique se o CNPJ está cadastrado corretamente;
  4. Depois, verifique se a natureza jurídica está correta na aba Complementar - sub-aba Geral.

Como corrigir o erro caso a empresa seja Pessoa Jurídica

2º Passo - WDP:


Após conferir os passos acima, retire a informação de CAEPF do WDP em:

  1. Acesse WDP - Aba Empresa - Empresa - Selecione a empresa;
  2. Na sub-aba Geral, retire a informação de CAEPF.


Agora, é necessário reprocessar as informações e reenviá-las no evento (S-1000).

  1. Será necessário entrar no WDP - Central do eSocial - Andamento dos envios;
  2. Clique no S-1000 com erro e clique em Reprocessar.



Como corrigir o erro caso a empresa seja Pessoa Física

1º Passo - WPHD


Caso a empresa seja de Pessoa Física acesse o WPHD para editar as informações em:

  1. Aba Cadastro - Empresas - Selecione a empresa;
  2. Na aba Básico, altere a informação de CNPJ para o CPF válido da empresa de Pessoa Física.


Como corrigir o erro caso a empresa seja Pessoa Física

2º Passo - WDP


Após conferir os passos acima, confira a informação de CAEPF do WDP em:

  1. Acesse WDP - Aba Empresa - Empresa - Selecione a empresa;
  2. Na sub-aba Geral, verifique se a informação de CAEPF está correta.


 Agora, é necessário reprocessar as informações e reenviá-las no CPF do titular no evento (S-1000).

  1. Será necessário entrar no WDP - Central do eSocial - Andamento dos envios;
  2. Clique no S-1000 com erro e clique em Reprocessar.