eSocial - Erro - 130 - É necessário existir informação cadastral do empregador para o período.

Autor do Artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro?


A mensagem de erro de validação ocorre devido a data de obrigatoriedade de algum evento da primeira fase esteja divergente do evento S-1000, ou com período incorreto. 

Este erro de validação poderá ocorrer em diversos eventos do eSocial, como por exemplo S-1005, S-1030, S-2200, entre outros.

Como efetuar o ajuste quando a empresa está em ambiente Real?


  1. Acesse o cadastro da empresa na aba Empresa - Empresa;
  2. Localize a empresa em questão e clique em "Editar";
  3. Acesse a aba eSocial;
  4. Ajuste o campo "Data inicial da obrigatoriedade" informando a data correta;
  5. Clique em "Gravar".
  6. Aguarde o evento S-1000 ser ajustado 
  7. Para isso acompanhe o retorno do S-1000 com a data correta 
  8. Acesse a "Central eSocial", localize o evento e verifique se foi processado
  9. Estando processado basta reprocessar os demais evento que estão com o erro 130.
  10.  Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "DetalhesReprocessar";
  11.  Na aba "Central eSocial" será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.

Se o erro for no evento S-1000, verifique no cadastro da Empresa - aba eSocial a data que está em início de obrigatoriedade.
  • Para o primeiro grupo esta deve ser 01/2018
  • Para o segundo grupo esta deve ser 07/2018
  • Para o terceiro grupo esta deve ser 01/2019

Como efetuar o ajuste quando a empresa está em ambiente de Teste?


  1.  Acesse a "Central  eSocial", selecione a empresa e clique em "Remover Empresa";
  2.  Realize novamente a Primeira fase em Obrigações acessórias - Eventos iniciais - 1° fase; 
  3.  Após realizar a "Primeira  Fase" novamente, retorne a aba "Central eSocial" e acompanhe o envio e retorno dos Eventos.