eSocial - Erro - 130 - É necessário existir informação cadastral do empregador para o período.
Autor do Artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro?
A mensagem de erro de validação ocorre devido a data de obrigatoriedade de algum evento da primeira fase esteja divergente do evento S-1000, ou com período incorreto.
Este erro de validação poderá ocorrer em diversos eventos do eSocial, como por exemplo S-1005, S-1030, S-2200, entre outros.
Como efetuar o ajuste quando a empresa está em ambiente Real?
- Acesse o cadastro da empresa na aba Empresa - Empresa;
- Localize a empresa em questão e clique em "Editar";
- Acesse a aba eSocial;
- Ajuste o campo "Data inicial da obrigatoriedade" informando a data correta;
- Clique em "Gravar".
- Aguarde o evento S-1000 ser ajustado
- Para isso acompanhe o retorno do S-1000 com a data correta
- Acesse a "Central eSocial", localize o evento e verifique se foi processado
- Estando processado basta reprocessar os demais evento que estão com o erro 130.
- Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Detalhes - Reprocessar";
- Na aba "Central eSocial" será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Se o erro for no evento S-1000, verifique no cadastro da Empresa - aba eSocial a data que está em início de obrigatoriedade.
- Para o primeiro grupo esta deve ser 01/2018
- Para o segundo grupo esta deve ser 07/2018
- Para o terceiro grupo esta deve ser 01/2019
Como efetuar o ajuste quando a empresa está em ambiente de Teste?
- Acesse a "Central eSocial", selecione a empresa e clique em "Remover Empresa";
- Realize novamente a Primeira fase em Obrigações acessórias - Eventos iniciais - 1° fase;
- Após realizar a "Primeira Fase" novamente, retorne a aba "Central eSocial" e acompanhe o envio e retorno dos Eventos.