eSocial - Erro - 51 - Número de inscrição foi baixado ou não foi encontrado no CNPJ.
51 - Número de inscrição foi baixado no Sistema CNPJ. Compareça à unidade local da RFB. Localização: /eSocial/Signature/KeyInfo/X509Data/X509Certificate
Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Quando ocorre o erro
A mensagem de erro na validação ocorre quando a informação do CNPJ é referente a uma empresa baixada (encerrada) ou que não é encontrada no site da RFB.
Como efetuar o ajuste caso o CNPJ ou CPF esteja informado errado
- Acesse o cadastro da empresa no sistema Alterdata pack (PHD);
- No campo CNPJ/CPF verifique se está preenchido corretamente com o CNPJ ou CPF da empresa;
- Caso o campo realmente esteja errado, ajuste e clique em Gravar;
- Acesse a central eSocial, selecione o evento com o clique em Detalhes;
- Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Como efetuar o ajuste caso o CNPJ ou CPF esteja informado corretamente
- Acesse o cadastro da empresa no sistema Alterdata pack (PHD).
- No campo CNPJ/CPF verifique se está preenchido corretamente com o CNPJ ou CPF.
- Caso o campo realmente esteja correto, e a empresa não esteja baixada (encerrada), será preciso verificar com a RFB ou diretamente com o eSocial.