eSocial - Erro - 411 - Assinante inválido



411 - Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.

Autor do artigo: Pamela.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno dos eventos em geral, quando é utilizado o Certificado Digital através de procuração, porém não foram realizadas as permissões para o eSocial.




Como efetuar o ajuste


  1. Para verificar como realizar as permissões referente ao eSocial, acesse o link Clicando aqui;
  2. Após realizar as permissões necessárias retorne ao sistema Departamento Pessoal - Central  eSocial;
  3. Na aba Central eSocial será necessário que reenvie o evento.

    Em alguns casos o portal do eSocial demora para reconhecer essa configuração, desta forma, caso ainda retorne com esse erro mesmo após habilitar o envio, sugerimos que efetue novo teste no dia seguinte.


    Caso não fique resolvido mesmo após habilitar o envio através do portal do eCAC, é necessário efetuar contato com a Receita Federal através do link: http://portal.esocial.gov.br/servicos/producao-empresas/Certificados-procuracoes

    Basta preencher o formulário de contato e aguardar o retorno da RECEITA FEDERAL que será realizado via email.

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