272 - A inscrição informada deve ser o CPF do empregador, caso de empregador doméstico, ou ser um estabelecimento do empregador devidamente cadastrado no sistema no período.
Autor do artigo: Pamela.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esta mensagem de erro na validação pode ocorrer em eventos cadastrais de funcionários, estagiários, sócios ou até autônomos (S-2200, S-2300, S-2206, S-2306, etc) quando o trabalhador está vinculado em um departamento tomador ou na própria empresa, e em seu evento está sendo levando a inscrição do estabelecimento em que está vinculado, porém não existe no eSocial o S-1005 deste estabelecimento.
Você sabia que não são todos para todos os departamentos tomadores que o eSocial solicita o envio do S-1005? Dá uma olhadinha nesta dica e descubra se o S-1005 realmente deve ser enviado.
Como efetuar o ajuste
Localize e verifique o status do evento S-1005 desta empresa na Central eSocial - aba Andamento dos envios.
Caso o evento S-1005 já esteja processado
A data de vigência do evento, pode estar mais à frente que o S-1000 e a data de admissão do funcionário. Portanto, a correção será enviar uma alteração em data igual a do S-1000 ou ao menos anterior a admissão do funcionário.
- Acesse o DP, em seguida a aba Empresa.
- Clique em Empresa.
- Localize a empresa que esta com o erro, de um duplo clique.
- Abra o cadastro da empresa e vá no agrupamento Data Inicial.
- Ajuste uma das referências ou crie uma nova com data igual ou anterior a admissão do funcionário.
- Clique em Gravar e Irá abrir uma tela questionando se deseja "Alterar conteúdo atual" ou "A partir de".
- Selecione a opção "A partir de" e grave com a mesma data que informou no campo da data Data Inicial.
- Em seguida será enviado uma nova alteração.
Caso este esteja com outro Status, exemplo Aguardando retorno
- Aguarde até que este evento S-1005 esteja Processado para realizar o reenvio do evento com o erro 272.
Caso o evento S-1005 esteja com o Status de Processado com erros
- Ajuste a mensagem que está sendo apresentada no evento S-1005, para isso o site Central de Aprendizagem também pode te ajudar, basta clicar aqui para ser direcionado.
- Após, selecione o evento com o erro 272 e clique em Detalhes.
- Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar.
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Ou se até mesmo não foi possível localizar o evento S-1005 deste trabalhador
- Provavelmente este evento Cadastral não foi criado.
- Para o ajuste realize o envio da Carga Complementar, pois o sistema criará somente os eventos que não foram enviados ainda, incluindo o S-1005.
- Para saber como gerar a carga complementar clique aqui.