eSocial - Erro - 170 - O contrato de trabalho já se encontra cadastrado na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial.

170 - O contrato de trabalho já se encontra cadastrado na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial. Ação: Verificar a matrícula informada e, se já utilizada em S-2190, S-2200 ou S-2300 de outro trabalhador, gerar uma nova matrícula.

Autor do Artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento quando já existe na base de dados do eSocial um evento com mesmo número de matrícula.

Como efetuar o ajuste - Estagiário / Funcionário


  1. Acesse o cadastro do funcionário em "Funcionário" - "Funcionário";
  2. Selecione empresa e funcionário, aba "Dados cadastrais" - "Gerais";
  3. Verifique a matrícula informada no campo "Matrícula eSocial", se já é utilizada na admissão de outro empregado, informar uma nova matrícula.
  4. Após realizar a alteração, clique em "Gravar";
  5. Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", selecione o evento com erro e clique em "Detalhes";
  6. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";
  7. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.

Como efetuar o ajuste - Autônomo


  1. Acesse a aba "Contribuinte" - "Vínculo empresarial" - selecione o autônomo com erro;
  2. Após verifique o campo "Matrícula" na aba "Dados Principais", se a mesma já é utilizada por outro trabalhador, deverá informar uma nova matrícula;
  3. Após realizar a alteração, clique em "Gravar";
  4. Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", selecione o evento com erro e clique em "Detalhes";
  5. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";
  6. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.

Como efetuar o ajuste - Sócio


  1. Acesse a aba "Contribuinte" - "Vínculo empresarial" - selecione o sócio com erro;
  2. Após verifique o campo "Matrícula" na aba "Dados Principais", se a mesma já é utilizada por outro trabalhador, deverá informar uma nova matrícula;
  3. Após realizar a alteração, clique em "Gravar";
  4. Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", selecione o evento com erro e clique em "Detalhes";
  5. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";
  6. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.