eSocial - Erro - 170 - O contrato de trabalho já se encontra cadastrado na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial.
170 - O contrato de trabalho já se encontra cadastrado na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial. Ação: Verificar a matrícula informada e, se já utilizada em S-2190, S-2200 ou S-2300 de outro trabalhador, gerar uma nova matrícula.
Autor do Artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento quando já existe na base de dados do eSocial um evento com mesmo número de matrícula.
Como efetuar o ajuste - Estagiário / Funcionário
- Acesse o cadastro do funcionário em "Funcionário" - "Funcionário";
- Selecione empresa e funcionário, aba "Dados cadastrais" - "Gerais";
- Verifique a matrícula informada no campo "Matrícula eSocial", se já é utilizada na admissão de outro empregado, informar uma nova matrícula.
- Após realizar a alteração, clique em "Gravar";
- Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", selecione o evento com erro e clique em "Detalhes";
- Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Como efetuar o ajuste - Autônomo
- Acesse a aba "Contribuinte" - "Vínculo empresarial" - selecione o autônomo com erro;
- Após verifique o campo "Matrícula" na aba "Dados Principais", se a mesma já é utilizada por outro trabalhador, deverá informar uma nova matrícula;
- Após realizar a alteração, clique em "Gravar";
- Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", selecione o evento com erro e clique em "Detalhes";
- Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Como efetuar o ajuste - Sócio
- Acesse a aba "Contribuinte" - "Vínculo empresarial" - selecione o sócio com erro;
- Após verifique o campo "Matrícula" na aba "Dados Principais", se a mesma já é utilizada por outro trabalhador, deverá informar uma nova matrícula;
- Após realizar a alteração, clique em "Gravar";
- Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", selecione o evento com erro e clique em "Detalhes";
- Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.