eSocial - Erro - 151 - O certificado digital do signatário ou do solicitante da informação encontra-se expirado

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Este erro ocorre quando o certificado digital utilizado está vencido.

Quando o sistema mostra o status do Certificado como Vencido, o envio para o eSocial não é mais feito, para poder retomar os envios é necessário Reconfigurar o certificado incluindo um novo certificado ainda dentro da Data de Validade, para obter um novo certificado, deve ser verificado junto a sua Autoridade certificadora, que é a responsável pela criação do Certificado Digital.

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse o sistema "Departamento Pessoal" - "Central eSocial " - aba "eSocial"
  2. Clique no ícone "Certificados" 
  3. Selecione a empresa e filtreapós clique em "Excluir";
  4. Após ficará habilitada a opção "Configurar", clique sobre ela;
  5. Na tela de configuração apresentará duas opções:
    •  Selecionar certificado configurado no windows 

      Esta opção seleciona diretamente um certificado já instalado e configurado no Windows

    • Selecionar arquivo do certificado em disco 

      Se o certificado estiver em um diretório que preferir selecionar, por exemplo na rede, selecione o caminho

  6. Após selecionar o certificado, insira o PIN/Senha do mesmo e clique em "Importar";
  7. Confira se ficou configurado corretamente. Tudo pronto??  Pode efetuar os seus envios (piscar o olho)

    Quando se tratando de A3, para realizar os envios ao eSocial o certificado precisa estar "Plugado" na máquina.