eSocial - Erro - 1105 - O trabalhador deverá encontrar-se ativo no período ao qual se refere a remuneração, indicado em perRef.
eSocial - Erro - 1105 - O trabalhador deverá encontrar-se ativo no período ao qual se refere a remuneração, indicado em perRef.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação pode ocorrer no retorno de eventos em geral que utilizem o S-2200 - (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador) ou o S-2300 - (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início) como pré-requisito para seus envios, quando o evento não foi reconhecido como processado pelo eSocial.
Como efetuar o ajuste
Verifique na Central eSocial se o evento cadastral (S-2200 ou S-2300) deste trabalhador foi processado:
Acesse a Central eSocial, selecione o evento com o erro 1105 e clique em Detalhes;
Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar;
Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Aguarde até que este evento cadastral esteja Processado para realizar o reenvio do evento com o erro 1105.
Ajuste a mensagem que está sendo apresentada no evento (S-2200 ou S-2300), para isso o site Central de Aprendizagem também pode te ajudar, basta pesquisar pela mensagem;
Após, selecione o evento com o erro 1105 e clique em Detalhes;
Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar;
Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Provavelmente este evento Cadastral não foi criado;
Para o ajuste realize o envio da Carga Complementar, pois o sistema criará somente os eventos que não foram enviados ainda;
Para saber como gerar a carga complementar clique aqui.