eSocial - DCTF Web - Como conferir os campos da DCTF Web.


Informações


As vezes temos problemas ou ficamos com dúvida para conferir os campos da DCTF não é mesmo? Então com isso nossa equipe decidiu criar uma dica para facilitar a vida de todos fiquem com a gente para poder conferir como fazer essa conferencia dentro da DCTF (piscar o olho).

Entendendo a primeira tela da DCTFWeb


  • A DCTFWeb realiza a apuração dos débitos referente a Contribuição Previdenciária que a empresa tem que pagar e, abate os créditos da referência, como por exemplo o salário-família, maternidade, retenção etc.
  • Na primeira tela podemos visualizar todos os Débitos que a empresa tem a pagar. Este valor é abatido do total de créditos que a empresa tem na referência e o valor a ser pago é demonstrado no Darf Previdenciário.

O que conferir e como conferir?


  • A conferência pode ser iniciada pelo total de Contribuição Previdenciária dos segurados (Valor de INSS), tanto dos funcionários quanto dos contribuintes individuais (Sócio e Autônomos).
  • Para realizar a conferência entre o sistema Departamento Pessoal e a DCTFWeb é recomendado que utilize o módulo Pré-Fechamento DCTFWeb do sistema.
  • Na DCTFWeb clique em Editar na Declaração que deseja realizar a conferência. Feito isso, você será direcionado para a tela ao lado.
  • Na coluna Débito apurado podemos ver que há um totalizador de cada Tributo. O campo “Total Apurado Empresa” da DCTFWeb deverá ser comparado com as seguintes colunas do Pré-Fechamento:

       - VALOR INSS + FPAS + RAT + TERCEIROS

Na coluna Créditos Vinculados os valores que conferimos com o Departamento Pessoal é o de Salário família e Salário maternidade. A conferência se dá também pelo Pré-fechamento.

OBSERVAÇÃO: Podemos notar que nesta coluna é demonstrada os créditos que geraram valores na folha de pagamento. No caso do salário maternidade não teve nenhum afastamento informado e nenhum cálculo em folha, desta forma, a DCTFWeb não apresenta o campo de salário maternidade.

A coluna Retenção Lei 9.711/98 deverá ser conferida com o total de créditos gerados pela REINF.

Vale a pena lembrar que nesta coluna ele só demonstrará o total de retenção necessário para abater os débitos.

Para a retificação dos valores de créditos vindo das declarações do eSocial e REINF é necessário ajustar no sistema (Departamento Pessoal ou Fiscal) e enviar um novo fechamento.


Contribuição Previdenciária Segurados


  • Ao abrir o totalizador da Contribuição Previdenciária dos Segurados, será demonstrado o total de INSS descontado dos funcionários na folha de pagamento e, dos contribuintes individuais. Essa conferência pode ser feita utilizando os totalizadores da DCTFWeb x Informações Sintéticas do Pré-fechamento. Veja na imagem ao lado.
  • O totalizador da DCTFWeb utiliza como base o somatório do débito dos empregados/avulsos + o débito dos contribuintes individuais (Sócio e Autônomo). O salário-família do exemplo acima pode ser comparado com o total do salário família do pré-fechamento, neste caso ele demonstrará o valor de acordo com o tributo que o gerou, por exemplo, se foi salário-família gerado para o contribuinte ou funcionário o total das cotas aparecerão na frente.

Contribuição Previdenciária Patronal


  • Neste totalizador a DCTFWeb apresenta os débitos gerados a partir da folha de pagamento e também de outras fontes geradoras, como por exemplo, a Produção Rural PF e PJ etc. A conferência também é recomendada que seja feita pelo Pré-Fechamento. Veja a imagem ao lado 


Conferindo Terceiros


  • O cálculo de Terceiros na DCTFWeb segue o mesmo padrão do demonstrado no retorno do evento S-1299 e no eSocial, ou seja, ele desmembra cada percentual de acordo com o seu código de receita.

    OBSERVAÇÃO: No sistema é apresentado o valor total. Estamos desenvolvendo um local que a conferência seja por percentual desmembrado.

  • Indicamos que utilize o totalizador do Terceiros da DCTFWeb e compare com a coluna Terceiros do pré-fechamento, conforme imagem ao lado


Caso queira saber como realizar os ajustes nos valores da DCTFWeb, clique aqui.