eSocial - Como baixar a DCTFWeb utilizando o Integra contador no Departamento Pessoal


Autor do artigo: brunnasilva.sup.pack

O que é o Integra Contador


O Integra Contador é uma plataforma de serviços dedicada ao mercado Escrita Fiscal e/ou Departamento Pessoal (DP), desenvolvida em parceria entre o Serpro e a Receita Federal, e agora disponível para você pela Alterdata.

Independentemente da forma de envio, seja pelo recurso da rotina automática, ou enviado manualmente, através da Central eSocial, todos os documentos terão a mesma descrição, com o complemento a frente, descrevendo a que se refere:

  • DARF 

  • Recibo

  • Relatório da declaração

A Alterdata possibilita a contratação do Integra Contador pelos sistemas por um preço reduzido, se comparado à contratação feita pelo site da SERPRO. Essa redução foi possível graças ao enquadramento da Alterdata na última faixa de consumo, otimizando os custos operacionais.

Vale ressaltar que a cobrança para utilização da API Integra Contador e envio das declarações sem bloqueios, é realizada pela SERPRO. 

Para obter mais informações sobre o Integra Contador clique aqui.

Gerenciamento das empresas


  • O Integra Contador permite o envio de declarações, como a DCTFWeb, através da API Serpro, esse envio é realizado de forma simples, imediata e automatizada. 
  • Os usuários têm controle sobre quais empresas utilizarão esse serviço, gerenciando e habilitando diretamente a emissão dessas declarações.

  • Para habilitar uma empresa no serviço da API Serpro, basta marcar a opção Integra contador na tela de gerenciamento de empresas.         
  1. Entre na Central eSocial;
  2. Clique em Integra Contador;
  3. Selecione as empresas que irão fazer a integração;
  4. Feito isso, clique em Gravar.

Detalhes sobre custo de envio


  • A cobrança por envio da DCTFWeb será de R$ 0,75 centavos.

  • A cobrança será exclusivamente baseada no consumo de bilhetagem, tornando o processo mais transparente e alinhado ao uso real. 

  • Em breve teremos um painel para conferência e transparência desses custos operacionais.
  • O Integra Contador é uma ferramenta poderosa para simplificar seu dia a dia e aprimorar os processos contábeis, garantindo controle e eficiência no cumprimento das obrigações.


A DCTFWeb será gerada automaticamente pela API da SERPRO, utilizando a configuração de certificado no cadastro da empresa ou no gerenciamento da própria API da SERPRO.

A cobrança será realizada apenas quando for feito um envio e o status ficar como processado. Caso o retorno seja lote rejeitado não haverá Cobrança.

Como utilizar o recurso


Para utilizar o recurso Integra Contador Serpro siga esse passo a passo:

  1. Acesse o sistema WDP;
  2. Clique na aba eSocial e após na sub-aba Integra Contador;
  3. Abrirá uma caixa como a da imagem ao lado;
  4. Clique no botão Comprar agora! Para adquirir o novo recurso.
  5. Faça login com seu passaporte;
  6. Na caixa Configurar empresas Integra contador, selecione a empresa que deseja e clique em gravar;

Como baixar a DCTFWeb 


Após a contratação siga o passo a passo abaixo

  1. Após a contratação do Integra Contador;
  2. Retorne na aba central eSocial;
  3. Clique em Baixar DCTF;
  4. Aguarde o processamento ser concluído;
  5. Após a conclusão, será possível visualizar: DARF, Recibo e Declaração clicando nos botões da tela.
  6. Ao clicar nos botões DARF, Recibo e Declaração irão abrir caixas com as guias, que poderão ser salvas ou impressas.