Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack e Fabiana.sup.pack
Como mudar o certificado para envio por procuração
- Acesse a aba Central eSocial;
- Selecione a opção de Certificados, aparecerá a tela com os certificados configurados;
- Selecione o certificado desejado e clique em Editar;
- Clique na opção Selecionar outro certificado e será aberta a tela para configurar o novo certificado;
- Selecione o tipo do certificado e marque a opção Certificado é procuração digital;
- Informe o PIN/Senha e, após configurar, clique em Importar para selecionar o certificado;
- O sistema buscará os certificados existentes. Selecione o certificado desejado e clique em Ok;
Após o procedimento poderá realizar os envios com a procuração.
O certificado é a assinatura digital da empresa que está sendo enviada, contudo a RFB disponibiliza um meio para que outros certificados possam realizar esse envio, ou seja, um meio no qual é possível utilizar o certificado de uma empresa ou pessoa para assinar por outra empresa ou pessoa.
Esse meio é chamado de procuração digital, e permite ao contribuinte delegar a terceiros a possibilidade de utilizar os serviços eletrônicos disponibilizados pela Secretaria da Receita Federal.
Para realizar a procuração eletrônica não há necessidade do outorgante (aquele que concede) possuir certificado digital. A procuração eletrônica pode ser feita tanto como pessoa jurídica como por pessoa física.