eSocial - Como corrigir a pendência: Raiz do CNPJ divergente da empresa para o tipo de lotação tributária informado.

Autor do Artigo: AnaFlavia.sup.pack

Porque esta pendência ocorre


  • A informação de raiz CNPJ é obrigatória para o eSocial.
  • No sistema Departamento Pessoal, esta pendência ocorre se a o departamento estiver com um tipo lotação caracterizado como obra própria (tipos 1 e 21) e a Raiz do CNPJ não for igual ao cadastrado na empresa.
  • O Meu Gerente - eSocial acusa a pendência para que você possa realizar a correção antes de realizar o envio da Carga Inicial.
Caso tenha dúvidas sobre a informação que deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal.   
O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.

Como resolver a pendência para um departamento Tomador que NÃO é uma obra própria


Para tomador que NÃO é o uma obra própria a pendência certamente está ocorrendo, pois, foi vinculada uma lotação tributária do tipo 1 ou 21 (que são lotações que caracterizam a obra própria).

           Para corrigir a lotação tributária siga os passos abaixo:

  1. Para ajustar a lotação tributária acesse a aba "Empresa - Lotação tributária".

  2. Clique em "Novo".

  3. Informe a descrição da Lotação tributária e clique em "Tipo Lotação".
  4. Selecione o Tipo de Lotação que este departamento se enquadra e clique em "Selecionar". (Lembrando que neste caso, você não poderá utilizar as lotações do tipo 1 ou 21)
  5. Preencha o FPAS e Cód. Terceiros e clique em "Gravar".

    Agora que a lotação tributária para o departamento foi criada. Iremos a seguir vincular no departamento.

  6. Para vincular a Lotação tributária ao Departamento acesse "Empresa - Departamento".

  7. Selecione o Departamento e clique em "Editar".
  8. Na aba Dados clique na Lupa no campo "Lotação".
  9. Selecione a lotação criada anteriormente e clique em "Selecionar".
  10. Após ajustar e gravar, retorne ao Meu gerente - eSocial, atualize as pendências, e verifique que a pendência não será mais apresentada.

Como resolver a pendência para um departamento Tomador que É uma obra própria


  1. Acesse a aba Gerente Eletrônico - eSocial;
  2. Clique em Corrigir na pendência;
  3. Na tela que o sistema abrirá, realize o ajuste do CNPJ do departamento. Este precisa estar com a mesma RAIZ de CNPJ da empresa.
  4. Clique em Gravar.
  5. Verifique que essa pendência não será mais apresentada.