eSocial - Como corrigir a pendência: Código de terceiros incompatível com o FPAS.

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Porque esta pendência ocorre


No sistema Departamento Pessoal, esta pendência ocorre se o código de terceiros informado no cadastro de lotação tributária for incompatível com o FPAS.

Caso tenha dúvidas sobre qual código de terceiros deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal.

O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.

No portal do eSocial existe um arquivo que poderá ser baixado, onde explica na "Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros" que Código Terceiro será compatível com cada FPAS.

Para acessar este material clique aqui. Abrindo o link, clique em: "Leiautes do eSocial versão 2.4.02" e abra o arquivo "Leiautes do eSocial v2.4.02 - Anexo I - Tabelas

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse a aba Gerente Eletrônico -  eSocial;
  2. Clique em Corrigir na pendência;
  3. Na tela que o sistema abrirárealize o ajuste do código de terceiros de acordo com a compatibilidade com o FPAS.
  4. Clique em  Gravar. 
  5. Verifique que essa pendência não será mais apresentada.

Para o eSocial, será considerado os dados de FPAS e Terceiros que está configurado na lotação tributária.