eSocial - Como configurar o certificado digital quando o mesmo aparece como "Não configurado".'
Autor do artigo:AnaFlavia.sup.pack
Informação
Para que seja realizado o envio do eventos para o eSocial é preciso ter um certificado configurado para a empresa que se deseja enviar. O status de Não configurado na coluna de Certificado da Central eSocial aparece quando a empresa não possui o certificado configurado para realizar o envio, com isso o sistema alerta ao usuário de que está faltando configurá-lo para determinada empresa.
Como efetuar a configuração
- Acesse a Central eSocial , aba eSocial;
- Clique no ícone Certificados;
- Selecione a empresa e filtre, após clique em Configurar.
Como selecionar o certificado
Na tela de configuração apresentará duas opções
- Selecionar certificado configurado no Windows
Esta opção seleciona diretamente um certificado já instalado e configurado no Windows
- Selecionar arquivo do certificado em disco
Se o certificado estiver em um diretório que preferir selecionar, por exemplo na rede, selecione o caminho
- Após selecionar o certificado Insira o PIN/Senha do mesmo, clique em importar;
Confira se ficou configurado corretamente. Tudo pronto? Pode efetuar os seus envios
Quando se tratando de A3, para realizar os envios ao eSocial o certificado precisa estar Plugado na máquina.