eSocial - Como configurar o certificado digital quando o mesmo aparece como "Não configurado".'

Autor do artigo:AnaFlavia.sup.pack

Informação


Para que seja realizado o envio do eventos para o eSocial é preciso ter um certificado configurado para a empresa que se deseja enviar. O status de Não configurado na coluna de Certificado da Central eSocial aparece quando a empresa não possui o certificado configurado para realizar o envio, com isso o sistema alerta ao usuário de que está faltando configurá-lo para determinada empresa.


Como efetuar a configuração


  1. Acesse a Central eSocial , aba eSocial;
  2. Clique no ícone Certificados; 
  3. Selecione a empresa e filtreapós clique em Configurar.


Como selecionar o certificado 


Na tela de configuração apresentará duas opções 

  • Selecionar certificado configurado no Windows 

Esta opção seleciona diretamente um certificado já instalado e configurado no Windows

  • Selecionar arquivo do certificado em disco 
Se o certificado estiver em um diretório que preferir selecionar, por exemplo na rede, selecione o caminho
  1. Após selecionar o certificado Insira o PIN/Senha do mesmo, clique em importar;
  2. Confira se ficou configurado corretamente. Tudo pronto? Pode efetuar os seus envios (piscar o olho)

    Quando se tratando de A3, para realizar os envios ao eSocial o certificado precisa estar Plugado na máquina.