Como o sistema informa ao eSocial
Com a implementação da DARF/PIS através do eSocial, sabemos que podem gerar dúvidas e uma delas é "Enviei que a empresa recolhe PIS através do eSocial porem não recolhe, como posso ajustar?" Não se preocupe, siga os passos abaixo para corrigir.
Atenção!
Como ajustar caso tenha sido enviado indevidamente.
- Acesse WDP - aba Empresa - Empresa;
- Selecione a empresa - Clique em Editar:
- No campo Data inicial - Clique em para criar uma nova referência em 01/2024;
- Clique em Sim para copiar as informações anteriores;
- Acesse a aba Configurações - verifique se a opção Tributação de PIS sobre a folha de pagamento está desmarcada;
- Caso esteja desmarcada - clique em Gravar - será apresentado uma tela questionando "Alterar conteúdo atual" ou "A partir de";
- Selecione Alterar conteúdo atual - clique em Enviar;
Realizando o envio da alteração para o eSocial
- Localize o evento S-1000 acessando a Central do eSocial - Andamento dos envios - Selecione a Empresa - e Retire a data do filtro (Para serem filtrados todos os eventos enviados).
- Clique em Filtrar e em , Troque para e encontre o S-1000 (Pode ser pesquisado na barra de pesquisa por S-1000);
- Após encontrar o evento clique em Detalhes - Irá abrir uma tela de Arquivo com toda estrutura do XML - Verifique se a Tag indTribFolhaPisCofins foi removida do xml pesquisando por ela no campo de pesquisa.
Atenção!
4. Em seguida acesse a aba eSocial - Demais eventos - Selecione S-1298 - Reabertura de Período;
5. Selecione a empresa e o período e clique em Gerar;
6. Aguarde Retornar como Reaberto - Em seguida acesse a aba Remunerações e Pagamentos;
7. E envie o Fechamento - aguarde retornar como Fechado.
Atenção!
Para ajuste no site do eSocial, é extremamente importante que seja feito a Reabertura do período e em seguida o fechamento, para ser atualizado no portal do eSocial.