eSocial - Como alterar a natureza tributária de uma rubrica já enviada no S-1010.

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Como efetuar o ajuste?


Para alterar a natureza tributária enviada para o eSocial, deverá acessar o cadastro da rubricas.

  1. Acesse a aba Folha - Eventos (Rubricas), opção "Cadastro";
  2. Será aberta na tela a tabela de eventos cadastrados no sistema;
  3. Clique sobre o evento desejado e, em seguida, clique em Editar;
  4.  Sera aberto a tela, clique na opção em Azul - Ir para edição clássica (Manual);
  5. Em seguida acesse a aba Configuração;
  6. Ao final da tela tem o campo, chamado "Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial";
  7. Para ajustar a Natureza Tributária basta clicar na Lupa  e selecione a Natureza tributária de acordo com a tabela do eSocial;
  8. Após ajustar e gravar, com a opção "Enviar para o eSocial" MARCADA o sistema mostrará a mensagem que foram alterados campos que são levados ao eSocial. 
  9. Para fazer o reenvio marque a opção "Alterar conteúdo atual" e clique em "Enviar".
  10. Na aba "Central eSocial" será apresentado um evento S-1010 que será enviado com a correção realizada. clique aqui

O ajuste terá a função de alterar o conteúdo do evento S-1010 por ter sido enviado errado ou alterar o conteúdo do evento S-1010 por ter sofrido ajuste a partir de um determinado momento sem que seja preciso ajustar o conteúdo anterior a alteração.