eSocial - Como alterar a natureza tributária de uma rubrica já enviada no S-1010.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Como efetuar o ajuste?
Para alterar a natureza tributária enviada para o eSocial, deverá acessar o cadastro da rubricas.
- Acesse a aba Folha - Eventos (Rubricas), opção "Cadastro";
- Será aberta na tela a tabela de eventos cadastrados no sistema;
- Clique sobre o evento desejado e, em seguida, clique em Editar;
- Sera aberto a tela, clique na opção em Azul - Ir para edição clássica (Manual);
- Em seguida acesse a aba Configuração;
- Ao final da tela tem o campo, chamado "Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial";
- Para ajustar a Natureza Tributária basta clicar na Lupa e selecione a Natureza tributária de acordo com a tabela do eSocial;
- Após ajustar e gravar, com a opção "Enviar para o eSocial" MARCADA o sistema mostrará a mensagem que foram alterados campos que são levados ao eSocial.
- Para fazer o reenvio marque a opção "Alterar conteúdo atual" e clique em "Enviar".
Na aba "Central eSocial" será apresentado um evento S-1010 que será enviado com a correção realizada. clique aqui
O ajuste terá a função de alterar o conteúdo do evento S-1010 por ter sido enviado errado ou alterar o conteúdo do evento S-1010 por ter sofrido ajuste a partir de um determinado momento sem que seja preciso ajustar o conteúdo anterior a alteração.