eSocial - Certificado com status "Falha na assinatura"

Autor do artigo: Gerson.sup.pack

Quando ocorre


O status "Falha na assinatura" do Certificado Digital pode ocorrer quando na configuração há algum problema e na comunicação do certificado com o eSocial, e com isso não consegue fazer a transmissão do evento. Para corrigir podemos fazer alguns passos a passos para Validar o certificado e corrigir a mensagem.


Antes de efetuar os procedimentos, tente fazer o login no portal do eSocial e no eCac para confirmar que o certificado esta se comunicando normalmente.



Verificação do certificado


  1. Acesse WDP - aba eSocial - Certificados;
  2. Procure pela empresa com o erro - clique em Excluir para excluir do sistema o certificado;
  3. Em seguida é necessário acessar na sua máquina Painel de controle - Opções de Internet;
  4. Acesse a aba Conteúdo - Certificados - Verifique os certificados vencidos e clique em Remover;
  5. Localize o certificado da empresa com erro e verifique se você possui o instalador do mesmo disponível para reinstalar novamente, após - clique em Remover;
  6. Em seguida, clique em Importar e configure novamente o certificado;
  7. Acesse o sistema novamente e reconfigure o certificado.


Caso não corrija você pode verificar


  • Para ajustar o status do Certificado Basta abrir o Menu Iniciar e digitar "Segurança" na barra de pesquisa e a opção Diretiva de Segurança local do Windows será exibida, clique nela. Para Windows 10 digite "Secpol" e a opção Política de Segurança Local será exibida, clique nela.

 

É importante que a configuração seja feita com o acompanhamento do seu TI


Continuando o ajuste


  • Após clique no ícone de "+" em Diretivas Locais. Para Windows 10 a opção é Politicas Locais;
  • Com isso será exibido o ícone Opções de Segurança, clique nele;
  • Ao lado serão demonstradas as configurações contidas nessa opção, localize a configuração Criptografia de sistema: usar algorítimos compatíveis com FIPS para a criptografia, hash e assinatura;
  • Clique sobre ela com o botão direito do mouse e clique em Propriedades;
  • Após marque a opção Desabilitado;
  • Agora o certificado já poderá ser configurado corretamente, acesse o sistema DP e confirme se o status foi alterado

 

As extensões aceitas para comunicação do sistema com o eSocial são as .p12 e .pfx, pois do contrário, ao configurar o certificado ele continua com falha na assinatura no sistema, mesmo efetuando a configuração acima.