DIRF - Contribuintes sem retenção de IRRF devem ser declarados na DIRF?

Autor do artigo: Pamela.sup.pack

Funcionário que não teve retenção de IRRF precisa ser declarado


Não será preciso declarar o funcionário que não teve recolhimento de IRRF nos meses correspondentes ao ano-base. Porém, caso queira declarar o funcionário poderá realizá-lo.

De acordo com a Instrução Normativa RFB Nº 1915, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2019 referente a DIRF 2020 (Ano Base 2019), em seu artigo 2°inciso I, deverão ser declaradas as pessoas físicas e as pessoas jurídicas, que pagaram ou creditaram rendimentos em relação aos quais tenha havido retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), ainda que em um único mês do ano-calendário, por si ou como representantes de terceiros. Ou seja, o contribuinte deverá ser declarado apenas quando houver retenção de IRRF em pelo menos um mês no ano base vigente da DIRF.

Demais dúvidas ou questionamentos deverão ser verificados com o suporte da RFB ou com sua consultoria contábil.

Para maiores esclarecimentos sobre quem deve declarar ou não poderá acessar a Instrução Normativa RFB Nº 1915, de 27 de novembro de 2019, clicando aqui.

Contribuintes sem retenção de IRRF devem ser declarados na DIRF? Funcionários sem retenção de IRRF devem ser declarados na DIRF? Colaboradores sem retenção de IRRF devem ser declarados na DIRF? Precisa declarar quem não teve retenção de IR na DIRF?