DIRF - Como ajustar o evento de Pensão de forma que seja levado no arquivo da DIRF


Autor do artigo: brunnasilva.sup.pack

Como configurar o evento


Configure o evento de pensão de forma que o mesmo seja levado corretamente no arquivo da DIRF.

  1. Acesse a aba Folha, em: Eventos (Rubricas), opção Cadastro;
  2. Selecione o evento no qual realizou a movimentação da pensão e clique em Editar;
  3. Com isso, marque a opção Mudar configurações do evento;
  4. Após clique em Avançar;
  5. No campo Tipo Configuração, do agrupamento Configurações, selecione a opção Pensão incide IRRF.
  6. Após basta Concluir este cadastro.

Após realizar essas configurações basta gerar novamente o arquivo da DIRF onde o evento de Pensão será levado corretamente. Saiba mais em como gerar!

Atualize Resumos


  1. Acesse a aba Manutenção, ícone Atualizador de Resumos;
  2. Informe o Período do ano completo, ou seja, o ano inteiro (01/01 a 31/12);

  3. No campo Tipo de Atualização mantenha marcada a opção Um Evento e avance a tela;

  4. Selecione o Evento, confira se sua alteração de fato está demonstrada nessa tela e avance esta;
  5. Selecione a Empresa, ou pode selecionar também o Departamento e o Funcionário.

    • Caso selecione somente a empresa, a atualização será feita para todos da empresa que tenham movimento deste evento de Pensão.
  6. Leia atentamente a mensagem apresentada e digite a palavra CONFIRMA; 

  7. Após clique em Concluir e feche a tela de conclusão do processo.




Evento de pensão não foi levado para a DIRF. O que fazer quando o evento de pensão não é levado para DIRF? Valores de pensão não foram levados para a DIRF, como ajustar? Valores de pensão não foram para a DIRF.