DIRF - Ao gerar a DIRF o sistema não está levando os valores de plano de saúde

Autor do artigo: Pamela.sup.pack

Quando o erro ocorre


Essa situação acontece quando os valores correspondentes ao plano de saúde, seja para funcionário, sócio ou dependentes, não são levados para a DIRF pois o plano de saúde não está configurado corretamente ou o mesmo não teve descontos referentes ao plano de saúde no ano base.



Como efetuar a conferência


Verificando se o funcionário teve valores no ano base

  1. Acesse a aba Folha - ícone Outros relatórios - opção Ficha financeira;
  2. Na aba Dados informe a referência (ultimo dia do ano base) e selecione as rubricas de plano de saúde;
  3. Selecione a empresa e o funcionário em questão e clique em Visualizar;
  4. Verifique se o mesmo possui valores de plano de saúde no ano base.

Se o erro estiver ocorrendo com o dependente, deverá ser selecionado o titular do plano de saúde e deverá selecionar as rubricas utilizadas para o desconto do dependente.

Verificando se o sócio teve valores no ano base


  1. No WINSS acesse a aba Relatórios - opção Folha e Recibo;
  2. Clique em Avançar, selecione a empresa e o sócio em questão;
  3. Informe o período da folha e clique em Avançar;
  4. Clique em Avançar até chegar na página Operação e conclua.


Atenção!

Deverá ser feita a conferência da folha do sócio de cada mês do ano para ver se o mesmo teve desconto de plano de saúde no ano base.


Como efetuar o ajuste dentro da DIRF


  1. No WDP, selecione a aba Obrigações acessórias - ícone DIRF opção Plano de Saúde;

  2. Informe a empresa, o ano base e Clique em Vínculo Beneficiário;

  3. Selecione a operadora e o plano de saúde do funcionário que não foi levado com os valores de plano;

    • Será aberta a tela com os beneficiários já vinculados ao plano.

  4. Caso o beneficiário já esteja vinculado:

    • Nas colunas Início Uso e Fim Uso ajuste a vigência do plano;

      1. A vigência do plano deve estar dentro do ano base da geração da DIRF.

      2. Ex.: Funcionário iniciou a utilização do plano em 03/2017, deverá ser cadastrado com início 03/2017.
  5. Nos casos onde o beneficiário não está cadastrado:

    1. Clique em Selecionar Beneficiário e selecione o beneficiário;

    2. Informe a vigência do plano de saúde e clique em Selecionar;

  6. Após vincular o beneficiário e alterar a vigência, clique em Gravar;

  7. Para verificar a apuração dos valores clique em Atualizar valores.

Como efetuar o ajuste dentro do Plano de Saúde eSocial


  1. No WDP, selecione a aba Funcionários- ícone  Plano de Saúde;

  2. Na Operadora correspondente clique em Planos

  3. No plano de saúde do funcionário que não foi levado com os valores de plano clique em Beneficiários;

    • Será aberta a tela com os beneficiários já vinculados ao plano.

  4. Caso o beneficiário já esteja vinculado:

    • Deve ser ajustada a vigência do Plano clicando em Editar;

      1. A vigência do plano deve estar dentro do ano base da geração da DIRF.

      2. Ex.: Funcionário iniciou a utilização do plano em 03/2017, deverá ser cadastrado com início 03/2017.
  5. Nos casos onde o beneficiário não está cadastrado:

    1. Clique em Incluir Beneficiário e selecione o beneficiário;

    2. Informe a vigência do plano de saúde e a Rubrica correspondente e clique em Incluir Beneficiários selecionados;

  6. Para verificar a apuração dos valores gere um novo arquivo da DIRF

Ao gerar a DIRF o sistema não está levando os valores de plano de saúde, o que fazer? O que fazer quando os valores de plano de saúde não estão sendo levados para DIRF? Valores de plano de saúde não estão indo para DIRF. Como ajustar quando os valores de plano de saúde não estão indo para DIRF? O que fazer quando os valores de plano de saúde não estão indo para DIRF?