Décimo Terceiro - Tudo que você precisa saber sobre Rotinas automáticas


Autor do artigo: AnaRezende.sup.pack

Tudo que você precisa saber sobre as Rotinas Automáticas



1º Passo: Entendendo o que é a Rotina Automática


Já pensou poder agendar o processamento da sua folha de pagamento e o sistema realizar essa rotina de forma automática? Economizaria um tempão não é mesmo? É possível realizar o agendamento do processamento de Décimo Terceiro para um determinado dia e horário.

  • A mecânica consiste em um controle de fila de execução, ou seja, de acordo com os parâmetros determinados para o agendamento, na data e hora especificada a rotina entrará na fila aguardando um computador disponível.
  • A AVA fará esse controle e iniciará primeiro os agendamentos que estão em fila que tem a menor periodicidade, uma vez em execução a rotina acontecerá em segundo plano, não interferindo no uso de qualquer recurso do sistema.
  • No rodapé do WDP será exibido o status da rotina, e ao seu final a AVA avisará o término, e criará em Atividade recente o histórico do processamento, sendo detalhes e log do processo.

Caso processar o cálculo de folha de 13º antes da rotina, o sistema ignorará os funcionários já processados.


2º Passo: Como funciona a Rotina Automática 


O acesso será feito pela pela tela principal do WDP – Rotinas Automáticas.

Como será feita a inclusão de agendamento?


O cadastro é dividido em três telas, que conceitualmente visam atender três perguntas essenciais para execução das rotinas:

  1. Quando a rotina deve ser executada?
  2. Qual tarefa deve ser executada?
  3. Quais os parâmetros para execução dessa rotina?

Caso um processo esteja sendo executado e o mesmo for interrompido por diversos motivos como queda luz, por exemplo, o processo fica pausado aguardando a que a instância que iniciou o mesmo retorne para que possa reprocessar esse processo que estava sendo executado.

3º Passo: Como configurar uma rotina automática


  1. Acesse o WDP - Rotinas automáticas - Novo
  2. Selecione o tipo do Agendamento: Cálculo de Folha de Décimo Terceiro
  3. Na opção Quando executar deve ser escolhida a periodicidade;

    A opção Na data tem execução única, já a opção Anualmente terá um ciclo de renovação automática.
  4. Preencha a Descrição caso queira especificar o processamento.

4º Passo: Configurações e Empresas


Na sub-aba Configurações, verifique:

  1. Informe o Tipo de processamento: 1ª parcela ou 2ª parcela;

  2. Selecione o Mês de processamento;

  3. Informe a Data de Pagamento;

  4. Caso a data de pagamento caia em dia não útil, selecione a opção Antecipar data de pagamento para o melhor dia (Sexta-feira ou Sábado);

Na sub-aba Empresas, verifique:

  1. Selecione a(s) empresa(s) e seus respectivos Departamentos ou Funcionários, de acordo com a sua demanda.

Clique em Gravar para que a Rotina Automática de Décimo Terceiro seja configurada.

Havendo a necessidade o usuário pode:

  • Editar as configurações clicando em editar, que abrirá a tela de parâmetros do agendamento;

  • Excluir o agendamento.