Contribuinte - Como Gerar a Folha de Pagamento para Autônomos

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack e Fabiana.sup.pack

Como gerar a Folha de Pagamento e Lançar Remuneração para Autônomos


  1. Para  lançar a remuneração acesse no sistema Departamento Pessoal - Contribuintes - Lançamento Sócio/ Autônomo;

  2. Selecione a Empresa, o Período para processamento e marque a opção Autônomo;

  3. Em Contribuinte clique na lupa e selecione o autônomo que deseja;

  4. Após selecionar o autônomo, clique em Novo;

  5. Adicione o valor e clique em Gravar;

  6. Adicione o evento de Remuneração Autônomo (por padrão no sistema este será o 002);

  7. Serão mostrados os lançamentos dos autônomos que foram realizados. Após conferir, clique em fechar.

É necessário fazer todos os lançamentos antes de processar a folha de autônomos, inclusive, caso tenha lançamento de sócios, é necessário fazer o lançamento antes de seguir para o processamento, pois no sistema Departamento Pessoal quando realizados dois processamentos referentes a contribuintes para o mesmo período, ocorrerá duplicação em valores do processamento realizado anteriormente.



Lançamento informando o departamento


Ainda dentro da mesma aba Lançamento Sócio/Autônomo:

  1. Selecione a Empresa, Departamento e o período para processamento e marque a opção Autônomo;
  2. Em Contribuinte clique na lupa e selecione o autônomo que deseja;

  3. Após selecionar o autônomo, clique em Novo;

  4. Adicione o valor e clique em Gravar.

Como Processar a Folha com os Valores Lançados


  1. Para processar a folha com os valores lançados acesse a aba Contribuintes - Cálculo de Folha;
  2. Informe o período que deseja fazer o processamento (este deve ser igual ao período que foi lançado anteriormente);
  3. Clique em  Avançar;
  4. Selecione a empresa que deseja processar a folha de autônomos e clique em Avançar;
  5. Clique em Concluir;
  6. Para visualizar o recibo clique em Imprimir;
  7. Marque a opção Recibo de Pagamento de Contribuintes e clique em Avançar;
  8. Verifique a empresa selecionada e clique em Avançar;
  9. Será apresentado o período que foi processado. Clique em Avançar;
  10. Em Observações preencha o campo em branco, caso deseje que alguma mensagem seja levada no recibo;
  11. Em Seleção de Layout estará indicado o modelo para geração do recibo (este pode ser alterado, caso deseje);
  12. Para continuar, clique em Avançar;
  13. Em Operações poderá optar por Imprimir, Visualizar ou o envio pelo No Cliente. Após selecionar a opção, clique em  Concluir.

    Quadro operação:
    Imprimir

    Imprimir o recibo de pagamento do Sócio

    Visualizar

    Visualizar o recibo de pagamento do Sócio

    No ClienteEnviar o recibo de pagamento do Sócio por e-mail, podendo ser enviado para o e-mail cadastrado na empresa ou ser digitado manualmente o endereço de e-mail desejado.

Como Processar a Folha com os Valores Lançados por departamento


Nesse caso, no momento do processamento da folha, deverá ser informada a empresa e o departamento:

  1. Para processar a folha com os valores lançados por departamento acesse a aba Contribuintes - Cálculo de Folha;
  2. Informe o período que deseja fazer o processamento (este deve ser igual ao período que foi lançado anteriormente);
  3. Clique em  Avançar;
  4. Selecione a empresa que deseja processar e o departamento e clique em Avançar;
  5. Clique em Concluir.