Informações
O reembolso é a restituição das despesas relacionadas a cuidados médicos, como consultas, exames e outros procedimentos realizados pelo beneficiário junto a um prestador de serviços.
Para solicitar o reembolso, é necessário apresentar comprovantes de que o serviço foi de fato realizado e pago. Para isso é necessário que esteja devidamente cadastrado. Será necessário criar dois eventos, caso eles não existam no seu sistema (Reembolso e Reembolso anos anteriores), siga os passos abaixo para criação.
Criando evento de reembolso
- Acesse a aba Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro;
- Clique em Novo - avançar - Ir para o cadastro clássico(Manual);
- Preencha um Código que ainda não foi utilizado e insira o Nome;
- Acesse a aba Configurações - Em tipo de configuração insira Reembolso Plano de Saúde;
- Em Tipo coloque como Adicional - Natureza Valor - campo TRCT 95 Outras verbas;
- No campo Natureza tributária da rubrica para o eSocial realize preenchimento para 1405;
- Em incidência para o eSocial, siga conforme o print ao lado;
- clique em Gravar.
Atenção!
Para que a Rubrica apareça na vinculação, é extremamente necessário que a natureza da rubrica seja 1405 de assistência médica.
Criando evento de Reembolso anos anteriores
- Acesse a aba Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro;
- Clique em Novo - avançar - Ir para o cadastro clássico(Manual);
- Preencha o maior código disponível e insira o Nome;
- Acesse a aba Configurações - Em tipo de configuração insira Reembolso Plano de Saúde anos anteriores;
- Em Tipo coloque como Adicional - Natureza Valor - campo TRCT 95 Outras verbas;
- No campo Natureza tributária da rubrica para o eSocial realize preenchimento para 1405;
- Em incidência para o eSocial, siga conforme o print ao lado;
- clique em Gravar.
Como vincular o evento ao plano
Para vincular o reembolso no plano de saúde, siga os passos abaixo:
- Acesse WDP - aba Funcionário;
- Clique no módulo Plano de saúde - Valores e faixa;
- Na parte inferior clique em Reembolso;
- Clique em "Nova" selecione o evento de reembolso para vinculá-lo ao plano;
- Grave o cadastro.
Atenção!
Para que o evento de reembolso de plano de saúde esteja disponível para vinculação no módulo, é essencial que ele seja configurado de acordo com as orientações mencionadas anteriormente.
Como vincular o evento ao funcionário
Para vincular o reembolso ao funcionário, siga os passos abaixo:
- Acesse WDP - aba Funcionário;
- Clique no módulo Plano de saúde - Planos - Beneficiários;
- Selecione a empresa e cliente em incluir beneficiários;
- Selecione os funcionários e/ou dependentes;
- Preencha as informações de vigência e selecione o evento de reembolso;
- Grave o cadastro.
Como lançar o reembolso
- Acesse o WDP - aba Folha - lançamento por funcionário;
- Selecione a Empresa e funcionário e o período que será feito o reembolso;
- Clique em Novo - lance o evento selecionando a origem do Reembolso CPF e CNPJ do prestador;
- Informe o valor e se é referente ao titular ou dependente;
- Selecione o beneficiário e clique em Gravar.
- Basta processar a folha para ser levado o valor.