Como informar uma rubrica de Reembolso de Plano de Saúde.


Informações


O reembolso é a restituição das despesas relacionadas a cuidados médicos, como consultas, exames e outros procedimentos realizados pelo beneficiário junto a um prestador de serviços.

Para solicitar o reembolso, é necessário apresentar comprovantes de que o serviço foi de fato realizado e pago. Para isso é necessário que esteja devidamente cadastrado. Será necessário criar dois eventos, caso eles não existam no seu sistema (Reembolso e Reembolso anos anteriores), siga os passos abaixo para criação.

Criando evento de reembolso


  1. Acesse a aba Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro;
  2. Clique em Novo - avançar - Ir para o cadastro clássico(Manual);
  3. Preencha um Código que ainda não foi utilizado e insira o Nome;
  4. Acesse a aba Configurações - Em tipo de configuração insira Reembolso Plano de Saúde;
  5. Em Tipo coloque como Adicional - Natureza Valor - campo TRCT 95 Outras verbas;
  6. No campo Natureza tributária da rubrica para o eSocial realize preenchimento para 1405;
  7. Em incidência para o eSocial, siga conforme o print ao lado;
  8. clique em Gravar.


Atenção!

Para que a Rubrica apareça na vinculação, é extremamente necessário que a natureza da rubrica seja 1405 de assistência médica.

Criando evento de Reembolso anos anteriores


  1. Acesse a aba Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro;
  2. Clique em Novo - avançar - Ir para o cadastro clássico(Manual);
  3. Preencha o maior código disponível e insira o Nome;
  4. Acesse a aba Configurações - Em tipo de configuração insira Reembolso Plano de Saúde anos anteriores;
  5. Em Tipo coloque como Adicional - Natureza Valor - campo TRCT 95 Outras verbas;
  6. No campo Natureza tributária da rubrica para o eSocial realize preenchimento para 1405;
  7. Em incidência para o eSocial, siga conforme o print ao lado;
  8. clique em Gravar.

Como vincular o evento ao plano


Para vincular o reembolso no plano de saúde, siga os passos abaixo:

  1. Acesse WDP - aba Funcionário;
  2. Clique no módulo Plano de saúde - Valores e faixa;
  3. Na parte inferior clique em Reembolso;
  4. Clique em "Nova" selecione o evento de reembolso para vinculá-lo ao plano;
  5. Grave o cadastro.


Atenção!

Para que o evento de reembolso de plano de saúde esteja disponível para vinculação no módulo, é essencial que ele seja configurado de acordo com as orientações mencionadas anteriormente.



Como vincular o evento ao funcionário

Para vincular o reembolso ao funcionário, siga os passos abaixo:

  1. Acesse WDP - aba Funcionário;
  2. Clique no módulo Plano de saúde - Planos -  Beneficiários;
  3. Selecione a empresa e cliente em incluir beneficiários;
  4. Selecione os funcionários e/ou dependentes;
  5. Preencha as informações de vigência e selecione o evento de reembolso;
  6. Grave o cadastro.






Como lançar o reembolso

  1. Acesse o WDP - aba Folha - lançamento por funcionário;
  2. Selecione a Empresa e funcionário e o período que será feito o reembolso;
  3. Clique em Novo - lance o evento selecionando a origem do Reembolso CPF e CNPJ do prestador;
  4. Informe o valor e se é referente ao titular ou dependente;
  5. Selecione o beneficiário e clique em Gravar.
  6. Basta processar a folha para ser levado o valor.