eSocial - Como excluir os envios de 13º no eSocial

Dica criada por Pamela.sup.pack com a colaboração de AnaCamille.sup.pack

Como excluir os envios caso o período não esteja fechado


Para excluir os envios quando o período ainda não estiver fechado, no Departamento Pessoal acesse:

  1. Aba Central Esocial;
  2. Informe a empresa na qual será realizada a exclusão e o período;
  3. Clique em Filtrar;
  4. Acesse a sub-aba "Remunerações e pagamentos";
  5. Selecione os eventos que deseja excluir e clique em Excluir.


Dica

  • Caso deseje realizar uma exclusão em massa, basta clicar no flag e dessa forma todos os eventos serão marcados de uma só vez.
  • A ordem de exclusão é: primeiro os S-1210 relacionados a aquelas remunerações e após a exclusão deles, seguir para o S-1200.



Como excluir os envios caso o período já esteja fechado


Para excluir os envios quando o período já estiver fechado, no Departamento Pessoal acesse:

  1. Aba eSocial;
  2. Clique no ícone "Demais Eventos";
  3. Selecione a opção "S-1298 - Reabertura de Período";
  4. Selecione a opção "Anual";
  5. Informe a empresa na qual deseja realizar a reabertura;
  6. Clique em Gerar.

O sistema vai criar um evento S-1298, e antes de realizar a excluisão dos S-1210 e S-1200, é preciso aguardar que o S-1298 seja processado. Após isso, basta realizar o primeiro passo a passo acima.