Como configurar a empresa para desoneração
Neste artigo veremos as configurações necessárias para apuração da Desoneração da folha.
Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack / Millenago.sup.pack
Configurar desoneração para a empresa
- Acesse a aba Empresa - Empresa;
- Selecione a empresa e clique em Editar;
- Clique em Novo e informe a data inicial que deverá ser considerada para esta configuração de desoneração;
- Preencha o campo Desoneração;
- Com base no faturamento - deverá ser informado o faturamento total e o faturamento desonerado para que o sistema faça a proporção de desoneração a cada mês;
- Integral - será desonerada toda a parte empresa ;
- Após estas configurações, clique em Gravar.
Desoneração com base no faturamento
Caso a desoneração seja com base no faturamento, será preciso informar a receita total e desonerada. Para isso:
- Acesse a aba Guias - Receita Desoneração;
- Informe a empresa e período;
- Clique em Novo cadastro;
Informe a Receita Desoneração e a Receita Bruta, e o campo razão será calculado automaticamente;
Você pode também importar estas informações do WFiscal clicando em Importar Receita
- Clique em Gravar.
Configuração da Empresa no sistema Fiscal
Para configurar a empresa no Fiscal para apuração da CPRB siga o passo a passo:
- Acesse a aba Cadastros - Empresa;
- Selecione a Empresa que deseja editar;
- Vá na aba Área Federal - Sub aba SPED REINF;
- Marque a opção Desoneração de folha pelo CPRB;
- Clique em "Gravar".
Após, é necessário configurar também as alíquotas federais e informar as guias de Contribuição Previdenciária no cadastro da empresa. Para isso:
- Acesse a aba Cadastros - Empresa;
- Selecione a Empresa que deseja editar;
- Vá na aba Alíq. Federais;
- Selecione o ano desejado e informe as alíquotas e as guias de Contribuição Previdenciária;
- Clique em Gravar.