Como configurar a empresa para desoneração

Neste artigo veremos as configurações necessárias para apuração da Desoneração da folha.


Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack / Millenago.sup.pack

Configurar desoneração para a empresa


  1. Acesse a aba Empresa - Empresa;
  2. Selecione a empresa e clique em Editar;
  3. Clique em Novo e informe a data inicial que deverá ser considerada para esta configuração de desoneração;
  4. Preencha o campo Desoneração;
    1. Com base no faturamento - deverá ser informado o faturamento total e o faturamento desonerado para que o sistema faça a proporção de desoneração a cada mês;
    2. Integral - será desonerada toda a parte empresa ;
  5. Após estas configurações, clique em Gravar.


Desoneração com base no faturamento


Caso a desoneração seja com base no faturamento, será preciso informar a receita total e desonerada. Para isso:

  1. Acesse a aba Guias - Receita Desoneração;
  2. Informe a empresa e período;
  3. Clique em Novo cadastro;
  4. Informe a Receita Desoneração e a Receita Bruta, e o campo razão será calculado automaticamente;

    Você pode também importar estas informações do WFiscal clicando em Importar Receita (piscar o olho)

  5. Clique em Gravar.

Configuração da Empresa no sistema Fiscal


Para configurar a empresa no Fiscal para apuração da CPRB siga o passo a passo:


  1. Acesse a aba Cadastros - Empresa;
  2. Selecione a Empresa que deseja editar;
  3. Vá na aba Área Federal - Sub aba SPED REINF;
  4. Marque a opção Desoneração de folha pelo CPRB;
  5. Clique em "Gravar".




Após, é necessário configurar também as alíquotas federais e informar as guias de Contribuição Previdenciária no cadastro da empresa. Para isso: 

  1. Acesse a aba Cadastros - Empresa;
  2. Selecione a Empresa que deseja editar;
  3. Vá na aba Alíq. Federais;
  4. Selecione o ano desejado e informe as alíquotas e as guias de Contribuição Previdenciária;
  5. Clique em Gravar.