Autor do artigo: Gerson.sup.pack
Informação
Ao tentar gravar o evento apresenta a mensagem "A ordem de cálculo deve ser maior que do evento xxx dos eventos xxx, caso não seja ajustada poderá não calcular corretamente nos processos". Esta mensagem é apresentada porque o evento que está sendo editado/criado contém um evento na fórmula com uma ordem de cálculo superior a ele, essa inconsistência na ordem de cálculo interferirá no valor do evento, fazendo com que a folha fique com valores incorretos.
INSS, IRRF, FGTS, Pensão, Salário Família
Atualmente, o sistema não permite a alteração dos eventos de INSS, IRRF, FGTS, Pensão e Salário Família, pois esses eventos precisam ser calculados por último para garantir o cálculo correto. O controle da ordem de cálculo do evento é feito internamente através do tipo de configuração do evento.
Como ajustar
Primeiro verificamos que a ordem de cálculo do evento que esta sendo criado e neste exemplo é o 400 de comissão, a ordem de cálculo está 36. Quando tentamos gravar ele apresenta a mensagem, pois o evento 401 que consta na fórmula tem a ordem de cálculo maior que o 400 de comissão, para ajustar siga os passos a seguir.
- Retorne ao Cadastro de eventos, procure pelo evento que consta dentro do cálculo do evento criado;
- Verifique a Ordem de cálculo dele;
- Volte no evento a ser criado e coloque a ordem de cálculo maior que do evento que está dentro do seu cálculo.
No exemplo em destaque ajustamos a ordem de cálculo para 39 visto que a ordem de cálculo do evento 401 é 38.
Atenção!
A ordem de cálculo do evento a ser criado, deve sempre ser maior que os eventos contidos dentro do mesmo.