Como pausar o antivírus Avast quando o mesmo estiver bloqueando o acesso ao sistema.

Autor do artigo: Victoria.sup.pack

Saiba como pausar o antivírus Avast quando o mesmo estiver bloqueando uma atualização ou instalação.

  • Para realizar as devidas configurações no Avast, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Avast ao lado do relógio do Windows.
  • Acesse a opção Controle dos módulos do Avast .
  • Clique em: Desabilitar até que o computador reinicie .
  • O antivírus emitirá uma confirmação. Clique em Sim.
  • Após realizar a instalação ou atualização reative o antivírus.

Desabilitei o meu Avast e meu sistema acessou corretamente, e agora? O que fazer? Não pode deixar o mesmo parado!

Neste artigo veremos como configurar as exceções nos escaneamentos feitos pelo antivírus Avast.

Neste antivírus podemos configurar as exceções colocando: pastas, arquivos e extensões de arquivos. e abaixo, segue como exemplo uma listagem dos principais, utilizados pelos aplicativos da Alterdata da linha SHOP:

Exemplos de Exclusões
\Arquivos de Programas\Alterdata: pasta padrão dos aplicativos;
\Alterdat: diretório padrão para instalação da base de dados;
\DadosNfeasy: diretório padrão do aplicativo NFEASY;
\DadosIssEasy: diretório padrão do aplicativo ISSEasy;
Alt*.exe: o antivírus entenderá que todos os aplicativos que iniciam com "Alt" serão excluídos do escaneamento. A maioria dos aplicativos e módulos do Shop iniciam com este nome;
Alt*.dll: o anti vírus entenderá que todas as DLLs que iniciam o nome com "Alt" serão excluídas do escaneamenteo. Na pasta SYSTEM32 ou SYSWOW64 há diversas DLLs desse tipo e NÃO podemos incluir essas pastas nas exceções de antivírus, pois ela é o principal alvo de ataques;
*.BPL: extenções dos arquivos que são a base  das funcionalidades dos sistemas Alterdata;
*.DAT: arquivos com esta extensão são comumente vistos no PDV Alterdata, na base do ServidorOffline e PDV Alterdata;
*.NX1: arquivos de tabelas de informações utilizadas no banco de dados Nexus;
*.SHP: arquivos compactados utilizados na integração do aplicativo WSCHED;
*.AMDF: arquivos compactados utilizados na instalação de módulos;
*.PDV: arquivos compactados de vendas criados pelo ServidorOffline do PDV Alterdata;
*.TEMP: arquivos temporários de venda criados pelo Concentrador, antes do envio pela integração;
Bematech.dll: DLL de comunicação de ECFs Bematech;
Daruma32.dll: DLL de comunicação de ECFs Daruma;
Elgin.dll: DLL de comunicação de ECFs Elgin;
InterfaceEpson.dll: DLL de comunicação de ECFs Epson;

Configurando as Exclusões de Escaneamento no Módulo Principal

  1. Para efetuar as configurações no Avast, começamos iniciando o módulo principal através do atalho na Área de Trabalho do Windows ou então através da Área de Notificação ou “Bandeja do Windows”. Caso o ícone não esteja aparecendo nesta segunda opção, clique no botão “Mostrar ícones ocultos”, depois um clique com o botão direito do mouse no ícone do Avast.
  2. Ao iniciar o módulo principal do antivírus, clique na opção “Configurações”.
  3. Na janela que aparece, existem diversas configurações, que não serão citadas por não fazerem parte da questão de exceções de escaneamento do Avast, sendo assim, clique diretamente na opção “Exclusões”.
  4. Quando iniciada pela primeira vez, observamos que não há nenhuma configuração efetuada nela. Para iniciarmos a edição dessa listagem, incluindo alguns daqueles exemplos citados no tópico 2, clicamos na linha “digite o caminho” e informamos manualmente a exclusão ou clicamos no botão “navegar” para efetuar a localização e inclusão.
  5. Ao aparecer a janela “Selecionar as áreas”, identificamos logo na visualização, os diretórios e arquivos existentes no computador. Se o objetivo da exclusão que está sendo configurada, for eliminar do escaneamento, uma unidade de disco ou uma pasta inteira (incluindo todo o seu conteúdo), basta selecioná-los, marcando a caixa ao lado da mesma. Caso seja necessário incluir nas exceções somente alguns arquivos ou alguns subdiretórios, devemos clicar no [+] ao lado da pasta, para visualizarmos seu conteúdo e assim, selecionarmos especificamente a pasta e/ou arquivo desejado.
  6. Por questões de segurança, não poderá excluir do escaneamento do antivírus toda a pasta “Arquivos de Programas”, pois se ela for alvo de ataques de vírus, o antivírus não conseguirá identificar se algum arquivo neste diretório foi infectado, sendo assim, expande-se a unidade de disco “C:” usando a opção [+] ao lado dela, depois efetua-se o mesmo procedimento no diretório “Arquivos de Programas” para localizar a pasta “Alterdata” e selecionamos a mesma. Nota-se que os diretórios anteriormente citados, ficam com a caixa de seleção cinza, indicando que o conteúdo da mesma está parcialmente selecionado.
  7. Confirmando a seleção dos arquivos e pressionando o botão “OK”, veremos que as linhas de exclusões são preenchidas automaticamente.

Configurando as Exclusões  de Escaneamento no Módulo Arquivos

O antivírus Avast escanea e monitora o comportamento do computador através de módulos. Cada um executa um tipo de monitoramento diferente, sendo que o módulo "Arquivos" influencia diretamente a execução de programas e visualização de arquivos. O módulo também possui um recurso chamado "AutoSandBox", que tem como função, analisar o programa que está sendo executado dentro de um ambiente seguro que o antivírus cria, para saber se o que está sendo executado pode ser prejudicial para o funcionamento do sistema.

IMPORTANTE: O arquivo de ajuda do Avast indica que as exceções configuradas na opção "Exclusões"  que existe nas configurações gerais do módulo principal, serão usadas para todos os módulos, porém, se houver alguma necessidade especial de configurar somente  as exceções do módulo residente “Módulo Arquivos”, nele também à a opção “Exclusões” a qual é configurada da mesma forma que a anteriormente vista.

Abaixo, segue a janela de configuração do 'AutoSandbox', na qual podemos desativar o recurso, desmarcando a opção “Permitir a AutoSandBox” e salvando as configurações. Caso a desativação do recurso não seja o objetivo, teremos então que colocar a descrição dos arquivos a serem excluídos.

Pode-se digitar o nome do executável no campo ou então localizar o mesmo, clicando no botão “navegar”. Ao clicar nessa opção aparecerá uma janela para localização do arquivo, igual a que foi vista, anteriormente no tópico 3, navegue entre as pastas para localizar os arquivos desejados, selecione o mesmo e clique no botão “OK”.

Finalizadas as configurações, confirme as alterações clicando no botão “OK” da janela e posteriormente feche a janela do módulo principal do Avast.