DIMOB - Como gerar Arquivo DIMOB importando arquivos gerados em outros sistemas

Para gerar o arquivo DIMOB importando arquivos gerados em outros sistemas siga os passos abaixo: 

  1. Acesse a aba Administradora - Relatórios Administradora - Gerador de DIMOB.
  2. Abrirá a tela abaixo onde os campos deverão ser preenchidos:


    Preenchimento
    Informe o ano baseInforme o ano base para a geração dos dados para a DIMOB. O sistema se baseará nesta informação para buscar os dados neste período.
    Editar valores da DIMOBMarcando esta opção, o sistema permitirá que os valores possam ser vistos e alterados antes que sejam gerados os dados para o validador.
    Entrega retificadoraSim - Marque esta opção, se a declaração for retificadora.  Não - Marque esta opção, se a declaração não for retificadora. Caso escolha essa opção o Nr° Retificadora estará desabilitado para incluir informações.
    Nr° RetificadoraPreencha essa opção caso ao gerar enviar a DIMOB não tenha sido enviado todos os dados que deveriam ter sido e irá enviar um complemento posteriormente.

    Ex: Gerei uma DIMOB e enviei porém estavam faltando dados que havia esquecido de informar. Então geramos essa parte restante e na hora de lançar o complemento informaremos no Nr° Retificadora o número da primeira DIMOB enviada para que o sistema entenda que esse será o complemento da enviada anteriormente

    Declaração Especial Sim - Marque está opção, caso a declaração seja especial onde o sistema irá habilitar os campos Data do Evento e Situação Especial para que o usuário escolha a situação desejada.  Não - Marque está opção, caso a declaração não seja especial. O sistema não irá habilitar os campos Data de Evento e Situação Especial
    Data do EventoIrá informar nessa opção a data que foi feita a alteração da empresa para que venha a ser uma declaração especial.
    Situação especialMarque esta opção caso tenha ocorrido Extinção, Fusão, Cisão ou Incorporação da Pessoa Jurídica declarante no ano declarado
    FusãoMarque esta opção caso a empresa tenha se fundido com outra empresa.
    ExtinçãoMarque esta opção caso a empresa tenha sido fechada.
    Incorporação/IncorporadaMarque esta opção caso alguma empresa tenha comprado todos os direitos da empresa anterior
    Cisão TotalMarque está opção caso a empresa que existia acabou e nasceram outras empresas.
    Gerar unidades como aluguelMarque esta opção, para gerar o arquivo da DIMOB como aluguel.
    Gerar unidades como IncorporaçãoMarque esta opção, para gerar o arquivo da DIMOB como incorporação. Incorporação seria a realização do contrato, por parte do dono ou outro titular, de opção de venda de um terreno para construção de prédio, lojas etc. Em condomínio, colocando-se à venda, em prestações, as futuras unidades.
    Diretório de gravação da DIMOB em disco

    Informe o diretório em que será gravado, o arquivo da DIMOB gerado neste módulo. Para isso clique no botão  onde o sistema apresentará uma tela de navegação, contendo os arquivos e diretórios disponíveis, bastando localizar e informar o desejado.

  3. Após clicar em avançar o sistema apresentará a tela onde a opção: Importar arquivo DIMOB já existente? deverá ser marcada como SIM.
  4. Clique em Avançar e informe as contas consideradas como Aluguel (receitas e despesas).
  5. Clique em Avançar e informe as contas consideradas como Taxa de Administração. 
  6. Clique em Avançar, nesta tela informe o diretório onde está salvo o arquivo a ser importado, o período inicial e final para que o sistema considere as informações do arquivo importado e o período a ser considerado na base de dados atual.
  7. Clique em Avançar, nesta tela é necessário clicar no ícone + para selecionar o(s) proprietário(s) para geração da DIMOB. Selecione o(s) proprietário(s) para geração do arquivo e clique em Gravar.
  8. Clique em Avançar, aguarde o sistema realizar a apuração e clique em Concluir para finalizar.


O sistema apresentará o resultado do processamento indicando o caminho onde o arquivo gerado foi salvo. verifique se o arquivo foi gerado corretamente no local indicado e a importação poderá ser realizada.