- Para gerar o arquivo do SPED no sistema Fiscal será necessário acessar o menu "Integradores / Federais / Gerador SPED" e o Wizard que auxiliará no processo será iniciado.
- Esta tela é apenas informativa e basta clicar em "Avançar" para prosseguir.
Serão requisitados os dados necessários para a geração do arquivo.
Edite as informações nos campos, de acordo com as instruções abaixo:
Opções para a geração do SPED Período Neste campo informe de que mês será a movimentação levada no arquivo txt.
Os arquivos da EFD têm periodicidade mensal e devem apresentar informações relativas a um mês civil ou fração, ainda que as apurações dos impostos (ICMS e IPI) sejam efetuadas em períodos inferiores a um mês, segundo a legislação de cada imposto.Código do Layout Neste campo é necessário informar o código da versão utilizado para o SPED.
De acordo com a tabela do Ato Cotepe, os códigos devem ser os seguintes:Código Versão Layout instituído por Início da obrigatoriedade 004 1.03 Ato Cotepe 01/01/2011 005 1.04 Ato Cotepe 01/01/2012 Finalidade Neste campo é necessário informar se o arquivo gerado é o original ou um retificador (substituto).
De acordo com o Guia Prático de Escrituração Fiscal Digital a finalidade deve ser indicada da seguinte maneira:
Dentro do prazo normal de entrega do arquivo pode ser substituído. Após o vencimento do prazo de entrega, consultar se a legislação federada do estabelecimento permite a substituição da EFD. Se permite, verificar se exige autorização.
Tipo de Item Informe o tipo de item padrão dos itens. Preenchendo essa informação os itens sem tipo em seu cadastro serão gerados com essa informação. Levar os valores relativos a acréscimos incidentes sobre operações sujeitas ao ICMS Marcando essa opção, os valores de acréscimos de ICMS informados nos cupons fiscais serão ou não gerados nos registros correspondentes a redução Z do arquivo do SPED. Gerar registro H - Inventário Este bloco destina-se a informar o inventário físico do estabelecimento, nos casos e prazos previstos na legislação pertinente. Quando o usuário estiver gerando o arquivo do SPED para o mês de Fevereiro o sistema marca automaticamente esta opção, devido a explicação encontrada no Guia Prático da EFD.
Explicação:O inventário deverá ser sempre apresentado no arquivo EFD do segundo mês subsequente ao evento. Ex.: inventário realizado em 31/12/08 deverá ser apresentado na EFD referente ao mês de Fevereiro de 2009.
Informe o local para geração dos arquivos Campo destinado para informar o local onde o arquivo vai ser salvo na máquina. - Depois disto, basta clicar em "Avançar" novamente, informar a empresa e clicar em "Concluir".
SPED ICMS - Gerar o arquivo do SPED no Fiscal