SPED ICMS - Como importar o Bloco K por planilha Excel para o sistema Fiscal


Autor do artigo: Mariapaula.sup.pack

Neste artigo mostraremos como realizar a importação do Bloco K para o SPED Fiscal através de uma planilha Excel, pela extensão *.xls. Através dessa importação será possível trazer os dados do K200 e K280 para o Sistema Fiscal.  

Layout de importação


Para a correta importação das informações, é necessário que as planilhas possuam informações especificas, como o formato *.xls e as colunas citadas abaixo. 

  • K200

    1. Código;

    2. Código específico*;

    3. Quantidade em Estoque*;

    4. CPF/CNPJ do participante*;

    5. Indicador de estoque*;

    6. Data de Estoque final*.

  • K280

    1. Código; 

    2. Código específico*;

    3. CPF/CNPJ do participante*;

    4. Correção Negativa*;

    5. Correção Positiva*;

    6. Indicador de estoque*;

    7. Data de Estoque final*.


*Campos obrigatórios na importação.









Importação no sistema Fiscal


Após configurar os arquivos do K200 e K280, já podemos realizar a importação. Para isso: 

  1. Acesse o Fiscal > aba Lançamentos > Movimento Sped > Controle da Produto/Estoque - Bloco K;
  2. Informe a empresa e período de referência;
  3. Clique no botão "Importar Dados" e selecione a opção "Importação Personalizada". Ao clicar na opção, será exibida a mensagem abaixo: 
Na importação do bloco K referente ao controle da produção e do estoque, o sistema irá apagar e reescrever todo o movimento com o conteúdo do arquivo importado que esteja no mesmo período e registro da movimentação.

        4. Selecione se deseja importar o K200 ou o K280, clique na lupa para selecionar o Layout correspondente ao movimento escolhido. 

        5. Selecione o arquivo para importação, após isso, clique em "Concluir".

O participante informado na planilha irá variar de acordo com o indicador do tipo de estoque, sendo "Cliente" quando o indicador for "1- Estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros " e "Fornecedor" quando o indicador for " 2 - Estoque de propriedade de terceiros e em posse do
informante"

Editando Layout 


Para realizar a edição do layout de importação siga os passos:

  1. Acesse o Fiscal > aba Lançamentos > Movimento Sped > Controle da Produto/Estoque - Bloco K;
  2. Informe a empresa e período de referência;
  3. Clique no botão "Importar Dados" e selecione a opção "Importação Personalizada";
  4.  Selecione se deseja editar o K200 ou o K280;

    O sistema já possui um layout padrão para o K200 e outro para o K280, eles não são editáveis, para realizar a editação de um layout deve clicar em Opções>Exportar e salvar o SMI em sua maquina. Após, clique em "Novo" e indique a Descrição desejada, após "Gravar" deverá clicar no novo registro criado e em Opções>Importar e selecionar aquele SMI que salvou em sua Maquina. Assim poderá realizar os próximos passos.

  5. Clique no ícone de edição  e após, clique em Opções>Configurar;

  6. Na tela de tipo de layout já vira selecionada a opção *.xls,  clique em "Avançar";
  7. Após, indique o arquivo para importação e clique em "Avançar";
  8. Na tela "Configuração dos dados" preencha os dados de acordo com sua planilha e clique em "Avançar";
  9. Será apresentada a tela de visualizar arquivo onde deverá configurar as colunas conforme a planilha a ser importada;
  10. Nas telas seguintes clique em "Avançar" e por fim clique em "Ok".





Conferindo a importação



Após realizar a importação dos aquivos, para conferir, basta clicar na aba correspondente as informações que deseja. Conforme os exemplos ao lado.


Observações

O sistema não realizará a importação de produtos e clientes/fornecedores que não foram previamente cadastrados. Ou seja, antes de importar, certifique-se que eles já constam cadastrados no sistema.