Por meio desta opção você pode cadastrar os contratos utilizados nas cobranças.
Cadastrar Contrato
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Clique em Novo.
- Selecione o cliente relativo ao contrato.
Configure as abas:
- Clique em Gravar.
Editar Contrato
É possível alterar contratos que não possuam contas a receber no status de Baixado ou com data de vencimento anterior ao dia atual.
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Selecione o contrato.
- Clique em Editar.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Contrato
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Selecione o contrato.
- Clique em Excluir.
- Clique em Confirmar para concluir a exclusão.
Reajustar Contrato
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Selecione o contrato.
- Clique em Reajustar.
- Informe o início do reajuste.
- Informe o valor.
- Informe o motivo do ajuste.
- Clique em Gravar.
Renovar Contrato
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Selecione o contrato.
- Clique em Renovar.
Confirme a renovação do contrato.
Ao efetuar a renovação, o contrato atual é rescindido e um novo, inicialmente contendo os mesmos dados do contrato anterior, é gerado.
- Clique em Ok.
Suspender Contrato
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Selecione o contrato.
Clique em Suspender.
Os lançamentos relacionados ao contrato permanecerão abertos após a suspensão.
- Confirme a suspensão do contrato.
Arquivar Contrato
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Selecione o contrato.
Clique em Arquivar.
É possível arquivar apenas contratos que foram rescindidos.
- Confirme o arquivamento do contrato.
Rescindir Contrato
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Selecione o contrato vigente.
Clique em Rescindir.
Se existirem lançamentos no contas a pagar referentes a este contrato, eles serão excluídos.
- Confirme a rescisão do contrato.
Emitir Relatórios
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Clique no botão Relatórios Contratuais.
- Marque a opção Emissão do contrato.
- Clique em Avançar.
- Configure as opções necessárias para a emissão.
- Clique em Avançar.
- Informe os dados das testemunhas.
- Clique em Gerar.
Pendências Contratuais
Para saber como lidar com Pendências contratuais, clique aqui.
Dica:
Se houve alguma pendência contratual, o sistema abre automaticamente a tela de Pendências ao acessar os Contratos, possibilitando os devidos ajustes.
Avaliar Recurso
Por meio desta opção, você pode avaliar sua satisfação com o recurso de Contratos.
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Gestão de Contratos / Contratos, no grupo Operacionais.
- Clique em Avaliar Recurso.
- Avalie, em estrelas, sua satisfação com o recurso.
- (Opcional) Faça um comentário sobre o recurso.
- (Opcional) Informe seu e-mail de contato.
- (Opcional) Informe seu nome para contato.
- Clique em Enviar.