eSocial - Erro no evento S-2500 - 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado

106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, Período de Apuração, Número de Inscrição.

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação do registro S-2500 ocorre quando o eSocial já possuí o recebimento deste evento, causando duplicidade.

Como efetuar o ajuste


Antes de efetuar o ajuste precisamos acessar o site do eSocial (clique aqui), e conferir as informações do evento S-2500 que constam no site. Após conferir, copie o número de recibo deste evento.

Com o número do recibo do evento S-2500 salvo temos duas formas de ajuste para essa mesma situação, porém antes iremos conferir em qual situação o ajuste se encaixa.

Como conferir a forma de ajuste


Para conferir, precisamos verificar se há um evento já processado no sistema com esse mesmo recibo para esse S-2500.

  1. Acesse WDP - Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário com o S-2500 com a mensagem de erro, e na coluna Evento, selecione somente o S-2500;
  3. Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados;
  4. Confira se aparecerá dois S-2500 para esta referência, um processado com o mesmo número de recibo do site e outro com o erro 106, ou se aparecerá apenas o evento com o erro 106.

Ajuste caso tenha dois eventos S-2500


Para efetuar este ajuste é só excluir o evento com a mensagem, pois outro registro já foi enviado com sucesso com essa mesma informação, e este foi enviado novamente, voltando em duplicidade.

  1. Para isso, selecione o evento com erro em questão, e clique em Detalhes;
  2. Após clique em Excluir;
  3. Com isso, clique em Filtrar na Central eSocial - Andamento dos envios;
  4. Após o evento processado primeiro com a mesma informação voltará a aparecer no Andamento dos envios.

Ajuste caso tenha apenas o S-2500 com a mensagem de erro 106


  1. Acesse WDP - Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Selecione o evento S-2500 com o erro e clique em Detalhes;
  3. Na parte inferior da janela, no campo Número do recibo informe o número do recibo salvo deste evento do site;
  4. Após clique em Gravar;
  5. E o evento ficará como processado na Central eSocial - Andamento dos envios.